Dor e perda

Corte de 21 araucárias revolta moradores na RMC: “Só ficaram os toquinhos, um pecado”

Moradores do condomínio Pineland, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, estão revoltados com o corte de 21 Araucárias, árvore símbolo do Paraná, e que está ameaçada de extinção. O corte ocorreu no dia 6 de fevereiro e contou com a autorização do Ministério Público e Instituto Água e Terra (IAT). A promessa do dono do terreno é que será realizado um reflorestamento com 210 mudas de espécies nativas de floresta e araucárias, juntamente com uma nova construção de um prédio dentro do próprio condomínio localizado na Avenida Pineville.

+Viu essa? A casa caiu para quadrilha que atuava em Curitiba e região; Polícia cumpre 32 mandados; Vídeo!

Segundo a bióloga e moradora do Pineland, Maria Regina Boeger, os condôminos buscaram conversar com o responsável pelo terreno na tentativa de impedir o corte. Sem êxito, e percebendo que não teria condições de conseguir um acordo, a Justiça foi procurada. No entanto, com a liberação de órgãos competentes relacionados a flora e a promessa do dono do lote em reflorestar, os pedidos dos moradores não foram atendidos.

“O funcionário do IAT fez uma avaliação muito rápida e deram a autorização. Entramos com várias medidas, mas o Ministério Público não entendeu assim. Na segunda passada colocaram as máquinas e fizeram o corte. Ele é dono do terreno e tem mais 30 araucárias. Acho que vamos perder 51 árvores no total que tem no mínimo 60 anos de idade. Só ficou os toquinhos, um pecado. É um sentimento de perda e dor, pois estamos perdendo a qualidade ambiental para a especulação imobiliária. Eles alegam que fizeram o reflorestamento, mas não todas”, lamentou Boeger.

Questionada pela reportagem quanto a promessa do plantio de mudas nativas, a bióloga acredita que isso não vai ocorrer como deveria, e pensa em vender o apartamento após essa ação. “Não acredito nisso, pois se não fizer o acompanhamento, e elas irão morrer. A Araucária não é uma arvore fácil, por isso está em extinção. Para nós moradores foi um dia muito triste, estão destruindo nosso ambiente. Falta sensibilidade e ganha dinheiro vendendo ainda as toras. Penso em sair daqui, pois abria a janela e tinha as árvores. Foi pura ganância! O que vamos deixar para nossos filhos e netos. Vamos deixar uma área devastada?”, desabafou Boeger.

+Torneira seca! Semana começa com grande falta de água em Curitiba e mais duas cidades; Veja bairros afetados

O corte ocorreu no dia 6 de fevereiro e contou com a autorização do MP e IAT. Foto: Colaboração/Tribuna do Paraná.

E aí, RSVIII Empreendimentos Imobiliários?

Segundo nota enviada pela empresa RSVIII Empreendimentos Imobiliários S/A, responsável pelo terreno do condomínio, o corte das árvores já estava previsto no projeto original e que permanecem no espaço mais de 100 araucárias e extensa área verde.

+Seguuura! Avião é arrastado por forte rajada de vento em aeroporto no Paraná

“A construção de um edifício no lote em questão já estava prevista desde o projeto original do empreendimento, tendo constado no memorial de incorporação, bem como na convenção do referido condomínio. O lote em questão possui 60% de sua área como reserva legal, integralmente preservada e contendo diversas araucárias e outras espécies nativas. A escolha pela ocupação vertical do terreno foi justamente para concentrar a obra em um espaço reduzido, preservando, assim, o maior número possível de árvores. Em cumprimento ao processo de autorização ambiental, a RSVIII realizará o plantio de 210 mudas de espécies nativas de floresta e araucárias, sendo parte do plantio realizado no próprio condomínio em que ocorreu a supressão noticiada”, relatou em nota o setor jurídico da empresa.

“Ficaram só os toquinhos, um pecado”, disse uma moradora do local. Foto: Colaboração/Tribuna do Paraná.

E aí IAT?

De acordo com o IAT, apesar de se tratar do corte de Araucaria angustifolia, ameaçada de extinção, houve a autorização de corte após a empresa RSV III Empreendimentos Imobiliários Ltda informar que haveria compensação ambiental.

“O requerente deverá apresentar no prazo de 120 dias da emissão desta autorização, projeto de compensação com o plantio de 10 mudas de nativas para cada um dos indivíduos cuja supressão foi autorizada. Dentre as espécies nativas a serem plantadas, 50% deverá ser da espécie Araucária angustifólia. O projeto de plantio mencionado deverá ser realizado em áreas que se encontrem degradadas, de preferência dentro do mesmo imóvel”, informou o IAT que acompanhou a retirada das árvores.

+Atenção! Quais TV Box serão bloqueados pela Anatel?

Araucárias foram cortadas para a construção de um empreendimento. Corte revoltou moradores. Foto: Colaboração/Tribuna do Paraná.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.