Música

Camerata Antiqua de Curitiba dá espetáculo de Páscoa no Guadalupe

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foi palco, na celebração da Sexta-feira Santa (7), da abertura da temporada 2023 de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba. Na temporada 2023 estão programados mais de 50 concertos, muitos deles gratuitos e outros com valores acessíveis, a partir de R$ 17,50.

No Guadalupe, com regência do maestro argentino César Bustamante, do Teatro Colón, a obra Paixão Segundo São João de Handel teve sua primeira execução no Brasil. O Santuário recebeu mais de mil pessoas, entre elas o prefeito Rafael Greca (DEM).

+ Leia mais: Chocolate para cachorro? Se você ama seu pet, não dê para ele nesta Páscoa!

O grupo quase quinquagenário celebrou a véspera da Páscoa.“A Camerata leva o grande nome de Curitiba para todo o mundo, é o nome da inteligência e da qualidade musical da gente da cidade”, disse o prefeito. “É a cultura sem bilheteria, a ideia é que todos possam ter acesso a grande cultura, e assim difundir a Camerata para todo o Brasil com essa obra de arte”.

O padre Reginaldo Manzotti, pároco do santuário, falou sobre a parceria com a prefeitura para concertos. No espaço, mais duas apresentações da Camerata estão programadas até o fim do ano, dias 2 de junho e 27 de outubro. “Da música erudita às coisas mais simples, mas de modo geral a igreja e nós da Rede Evangelizar somos parceiros quando é para levar o Evangelho de Jesus Cristo através da arte”, disse.

Música sacra

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A obra, apresentada na noite de Sexta-feira Santa no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, foi dividida em duas partes onde se alternam coros, recitativos e árias, contando os momentos finais de Cristo na cruz. O evangelista foi interpretado pelo tenor Anibal Mancini, Jesus pelo baixo Norbert Steidl e Pilatos pelo contratenor Paulo Mestre. O concerto teve ainda a participação das sopranos Luísa Favero e Ornella de Lucca e do tenor Guilherme Moreira.

VIU ESSA? Rua de Curitiba tem decoração de Páscoa feita por moradores; Enfeites serão doados

Essa foi a primeira vez que César Bustamante esteve à frente da Camerata. Segundo o maestro, a dificuldade técnica da obra foi facilitada pela qualidade musical do grupo. “Estou encantado com o grupo. A obra não é muito comum de ser tocada e precisa de muita dedicação para conseguir o resultado satisfatório e a Camerata foi excelente. São músicos excepcionais que me surpreenderam”, afirmou. 

Acesse toda a temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba neste link.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.