Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Na sessão plenária da próxima terça-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decide sobre a criação do Polo Gastronômico do Pinheirinho. Com a proposta de incentivar o desenvolvimento do bairro da região sul da cidade, o projeto de lei abrange a Rua Nicola Pellanda, no trecho compreendido entre as ruas Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração e Celeste Tortato Gabardo. 

A inciativa é do vereador Mauro Bobato (Pode). A criação do Polo Gastronômico do Pinheirinho visa a melhorias na segurança, iluminação, calçadas e sinalização indicativa dos estabelecimentos participantes; e ao incentivo de eventos culturais e gastronômicos, entre outros objetivos (005.00143.2023).

A ideia, explica Mauro Bobato, é “dar maior visibilidade ao comércio gastronômico” do bairro Pinheirinho. Emenda apresentada pelo autor pretende suprimir do texto dispositivo que prevê a repressão ao comércio ambulante irregular (033.00015.2023).

+ Leia também: Curitiba ganha novo boulevard em local tradicional da cidade. Veja o antes e o depois!

O que são polos gastronômicos

O Plano Diretor de Curitiba define os polos gastronômicos como “aglomerações urbanas, características por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover a transformação para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, fortalecendo os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

+ Leia também: Hospital de Curitiba inaugura nova unidade de atendimento gratuito pelo SUS na RMC

A legislação afirma que os polos podem receber incentivos como a flexibilização de projetos de caráter provisório com o uso do passeio público; a autorização simplificada para eventos, decorações temporárias e o fechamento de ruas em datas comemorativas; a realização de ações para qualificar os empreendedores; e o estudo para ampliar o acesso do transporte coletivo.

O Plano Diretor de Curitiba também diz que “caberá ao órgão municipal de planejamento urbano desenvolver projetos de qualificação urbana e paisagismo com o intuito de potencializar essas regiões, […] inclusive na possibilidade de divisão de custos”.

+ Leia também: Rodovia movimentada da região de Curitiba vai ganhar novos semáforos; saiba onde

Pinheirinho tem mais de 50 mil habitantes

Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), de 2021, o Pinheirinho tinha 51.317 habitantes. Se o projeto for aprovado pelos vereadores, terá nova votação, em segundo turno, na próxima quarta-feira (20). Caso a proposta seja confirmada pelo plenário e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Você já viu essas?

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Shopping de Curitiba atinge faturamento bilionário e ganha novas lojas de luxo
Veja novidades para 2024

Shopping de Curitiba atinge faturamento bilionário e ganha novas lojas de luxo

Frente fria avança e chuva em Curitiba já tem data e marcada para voltar
Mudança a caminho!

Frente fria avança e chuva em Curitiba já tem data e marcada para voltar

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.