1.300 ipês

Avenidas importantes de Curitiba ganham novo corredor verde com mais de mil árvores

Corredor verde formado por ipês, nas avenidas João Gualberto e Paraná, em Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Mais de mil árvores foram plantadas em Curitiba, nas avenidas João Gualberto e Paraná, entre o Passeio Público e o Terminal do Santa Cândida, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Juntas, elas formam um novo corredor verde ao lado da canaleta de ônibus.

VIU ESSA? Shopping de Curitiba elimina cancelas e muda pagamento de estacionamento

Ao todos, são 1.300 ipês brancos (Handroanthus roseo-albus), rosas (H. impetiginosus) e amarelos-miúdos (H. chrysotrichus). Árvores que foram semeadas e cultivadas no Horto Municipal da Barreirinha e que servem para embelezar a cidade, além de amenizar os efeitos do aumento da temperatura.

LEIA AINDA – Curitiba distribui mudas de jabuticaba, pitanga, ipê e mais árvores; garanta a sua

Segundo a prefeitura, o plantio ao lado da canaleta foi feito entre 2019 e 2022, dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba. Elas continuam recebendo os cuidados de manutenção permanente pela equipe de pós-plantio do Meio Ambiente, indispensável principalmente nos cinco primeiros anos de vida das árvores urbanas.

Os ipês vão colorir as avenidas João Gualberto e Paraná quando as floradas chegarem. Foram plantadas 1.300 árvores que formam o corredor verde ao lado da canaleta. Curitiba, 23/03/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
 Árvores foram plantadas ao lado da canaleta de ônibus. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Plantio pela cidade

O plantio de árvores por toda a cidade, aliado a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integra o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

LEIA AINDA – Árvore assassina de abelhas é proibida em Curitiba, mas “vive” ao lado do horto municipal

A capital vai chegar em julho à marca das 500 mil árvores plantadas em toda Curitiba, dentro do desafio que teve início em 2019. Tudo para tirar do ar o excesso de carbono que polui o meio ambiente. A adesão da população tem sido tão extraordinária que, ano a ano, a cidade tem renovado o desafio para chegar a meio milhão de mudas plantadas nos próximos quatro meses.

Benefícios das árvores em vias públicas

Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;

Ajudam a controlar a temperatura urbana;

Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;

Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;

Causam bem-estar psicológico e físico;

Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.

Árvore ideal

A escolha dos ipês para arborizar as canaletas não é à toa. Além de nativos ao Paraná, sendo indispensáveis ao reflorestamento e garantia da biodiversidade do Estado, os ipês apresentam porte e comportamento adequado ao meio urbano. 

Pela sua localização, ao lado de prédios e da rua por onde circulam os ônibus, as plantas devem ter um limite de altura e de largura. Os ipês são árvores que atingem em média 10 metros de altura e possuem o fuste – parte do caule desprovida de ramos entre o solo e os galhos – reto e copa equilibrada. 

O bem-estar público que resulta do cuidado com os ipês também é somado à beleza que eles agregam à cidade. A florada, que acontece geralmente no inverno, deve revelar as belas cores dos ipês.

Cores das árvores nos trechos

Entre o Colégio Estadual e o Terminal do Cabral vai predominar o ipê-branco. Depois, até o Terminal Boa Vista, serão as flores roxas que darão o tom e o trecho se completa com o amarelo dos ipês até o Santa Cândida.

Os ipês foram escolhidos para compor o corredor por serem espécies nativas de notável beleza na florada. Outra vantagem é o enraizamento mais uniforme para dentro do solo.

“As raízes não se espalham na superfície”, explicou o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Você já viu essas?

Curitibano desiste de vender frango e fatura hoje mais de R$ 1 milhão
Empreendedorismo

Curitibano desiste de vender frango e fatura hoje mais de R$ 1 milhão

Comida Di Buteco: 40 bares disputam título de “melhor de Curitiba”
Que delícia!

Comida Di Buteco: 40 bares disputam título de “melhor de Curitiba”

Homem que cortou corda de trabalhador em Curitiba é denunciado por homicídio tentado
Barbaridade!

Homem que cortou corda de trabalhador em Curitiba é denunciado por homicídio tentado

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.