Trânsito

Importante avenida de Curitiba ganha novo semáforo a partir desta sexta; veja onde é!

Foto: Divulgação/SMCS/Lucilia Guimarães

A partir desta sexta-feira (4), a Avenida Toaldo Túlio, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, conta com um novo semáforo, implantado na confluência das ruas José Risseto e Boltolo Paulin. De acordo com a prefeitura de Curitiba, o equipamento deve melhorar a fluidez de trânsito e a travessia dos pedestres em um trecho onde há muita conversão e grande movimento de veículos. Nos horários de trânsito intenso, a média de circulação é de 1.500 veículos por hora no cruzamento.

+Leia também: Mulher não resiste após ser atropelada por biarticulado no Água Verde

A instalação do semáforo era uma reivindicação dos moradores e frequentadores do bairro. Foi eleita no ano passado, como a primeira de cinco principais demandas da região, apresentadas durante o programa Fala Curitiba, que ouve à população em audiências públicas para levantar as prioridades dos bairros e incorporá-las ao orçamento municipal do ano seguinte.

Os motoristas e pedestres devem ficar atentos às mudanças que irão ocorrer na região. O semáforo já foi implantado pela Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), mas por enquanto está funcionando em alerta, somente com luzes amarelas piscando, para sinalizar aos motoristas a presença do novo equipamento. A previsão é que seja ligado nas próximas semanas. Por conta da instalação do equipamento, a travessia elevada que havia está sendo retirada.

 

Também partiu dos moradores ao longo das audiências públicas a implantação de outro semáforo na regional. O equipamento na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Hugo Kinzelmann, no Campina do Siqueira, está em funcionamento desde o ano passado.

+Leia também: Acidente envolvendo ligeirinho da linha Inter 2 e carro deixa passageiras feridas

Novos semáforos

Solicitações para implantação dos semáforos devem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura de Curitiba, mas a Setran faz uma avaliação da necessidade e também do impacto que uma instalação pode gerar na região.

O diretor de planejamento e operações da Setran, Pedro Darci da Silva Júnior, explica que a instalação de um semáforo se dá pelo fluxo de veículos em determinada região, além de outros fatores que devem ser estudados antes de uma instalação.

Explosão em cozinha deixa idoso com 70% do corpo queimado em Curitiba