Sem vagas!

Avenida de Curitiba tem estacionamento proibido e comerciantes se revoltam: “deixando todos na mão”

Estacionamento está proibido na pista da direita da Avenida Silva Jardim. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Comerciantes da Avenida Silva Jardim, uma das principais vias de Curitiba, que faz a ligação de vários bairros da cidade, estão incomodados com a retirada das vagas de estacionamento no lado direito da pista. A prefeitura realizou a marcação da sinalização no chão na última quinta-feira (02) e colocou placas que informam que é proibido estacionar, das 7h às 20h nos dias úteis e das 7h às 14h nos fins de semana.

LEIA MAIS – Praça importante de Curitiba começa a ser preparada para mega obra; Como vai ficar?

Luiz Francisco Lima Utrabo, dono da Itiban, livraria especialidade em quadrinhos, está há 28 anos no local. Segundo ele, a prefeitura não fez nenhuma consulta quanto ao fim do estacionamento, que era pago pelos motoristas pelo sistema EstaR eletrônico ou feito com 15 minutos liberados.

VIU ESSA? Paraná fecha parceria para ter filial de famoso museu de Paris; saiba onde será

“Eram duas pistas e vagas para estacionar. Eles renovaram o asfalto e colocaram uma terceira pista tirando o estacionamento. Eu renovei meu aluguel por mais três anos, e se eu soubesse disso, não teria feito. A prefeitura não fez uma consulta, e da noite para o dia, estão deixando todos na mão. Não é justo, pagamos impostos e isso vai prejudicar nossas vendas”, disse Luiz que tem a loja em frente à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Outro comerciante que não aprovou a mudança foi o Rafael Andrade, responsável pelo Manifesto Café. “Isso impacta demais, pois os clientes param para fazer a compra rápida. É uma quadra que necessita de vagas, e do nada tiraram o espaço. Querem colocar mais carro na rua e não irá desafogar o trânsito, pois o gargalo é perto da rodoviária”, comentou Rafael. 

A Silva Jardim tem uma extensão de 4.435 metros, iniciando no bairro Rebouças, na junção da Rua Mariano Torres próximo à Rodoferroviária de Curitiba e terminando no Seminário em sentido inverso ao fluxo dos veículo. A numeração da avenida inicia-se a partir Rebouças. 

E aí, prefeitura?

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Em nota, a prefeitura de Curitiba confirmou que os dois lados da Silva Jardim passam a ter estacionamento proibido. “Para dar maior fluidez no trânsito na Silva Jardim, onde cerca de 40.000 veículos circulam todos os dias, a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) informa que será proibido o estacionamento na via do lado direito da pista, assim como já ocorre do lado esquerdo”, comunicou a prefeitura, que também ressaltou que equipes da Setran vão orientar os motoristas na região.

A nota ainda informa que, com a mudança, a pista da direita terá três faixas de circulação, assim como ocorre do lado esquerdo. “Ressaltamos ainda que a proibição de estacionamento se dará em dias úteis das 7h às 20h e das 7h às 14h aos sábados. Aos domingos e feriados, o estacionamento ao lado direito será liberado. As vias transversais à Av. Silva Jardim, com exceção das vias com tráfego prioritário, possuem vagas de estacionamento”

De acordo com a prefeitura, “a medida é similar ao que ocorreu anos atrás na Avenida Visconde de Guarapuava, que compõe binário com a Silva Jardim. As duas vias são importantes ligações entre bairros e possuem alto fluxo de veículos durante todo o dia, sendo necessária a operação de todas as faixas de circulação”.

Fim dos sorteios milionários? Nota Paraná faz mudança em premiações!
Curtiu?

Fim dos sorteios milionários? Nota Paraná faz mudança em premiações!

É fã de torresmo? Este lugar em Curitiba tem a fama de ser o Rei do Torresmo!
Caçador de boteco!

É fã de torresmo? Este lugar em Curitiba tem a fama de ser o Rei do Torresmo!

Bolo mais fofo de Curitiba esfria de ponta cabeça! É o que?? Entenda!
Barateza!

Bolo mais fofo de Curitiba esfria de ponta cabeça! É o que?? Entenda!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.