Abafadão

Aquecedor ligado: rajadas de vento quente chegam a 50 km/h em Curitiba

Vento forte na região de Curitiba ajudou praticante de windsurf na Represa do Passaúna. Foto: Atila Alberti

Além do calor, os curitibanos foram surpreendidos nesta quarta-feira (23) com fortes rajadas de vento ao longo de todo o dia em Curitiba e região. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), várias estações meteorológicas registraram rajadas com velocidade superior a 50 km/h em bairros da capital.

+ Leia mais: Onda de calor extremo gera alerta de perigo potencial; Vem recorde de calor?

A explicação técnica, segundo o Simepar, é “isso se deve a massa de ar quente e seca, que deixa o ar mais leve e o transporte dessa massa acaba sendo intensificada pelo aquecimento da superfície, devido as altas temperaturas. Os ventos sopram do Noroeste com intensidade moderada a ocasionalmente fortes”. Em Cascavel, no Oeste, por exemplo, os ventos chegaram a 64,4 km/h e a 67,3 em Palmas, na região Sul.

+ Tem frente fria vindo aí. Veja a previsão do tempo para Curitiba

O Simepar alerta também para os cuidados com o tempo seco e o forte calor, que mantêm alto ou muito alto o risco de incêndios florestais em vários setores do Paraná nas próximas 24 horas. No momento não há registro de chuvas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.