Curitiba: Prefeitura investe na formação dos profissionais da Educação Infantil

A Secretaria Municipal da Educação promoverá nos dias 25 e 26 de julho uma nova etapa na capacitação profissionais da Educação Infantil. Os três mil professores, educadores e pedagogos que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e na educação infantil ofertada em 57 escolas municipais, no atendimento das crianças na faixa dos 4 meses a 5 anos e 11 meses, participarão de 12 horas de treinamento com especialistas da área.

A formação complementará as oito horas de capacitação oferecidas durante a Semana de Estudos Pedagógicas, evento que a Prefeitura de Curitiba realizou no período de 13 de junho a 07 de julho e que envolveu também os professores do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos.

Com a nova etapa, os profissionais da educação infantil cumprirão as 20 horas de capacitação previstas para serem realizadas no ano. O investimento na formação profissional é, segundo a diretora do departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ida Regina Miléo, uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Curitiba para garantir qualidade no ensino oferecido às crianças.

"É fundamental manter o educador, pedagogo e professor atualizados. Assim ficaram motivados e preparados para desenvolverem atividades de desenvolvimento da aprendizagem das crianças", disse Ida.

Outros investimentos com os plicados na construção, reforma e ampliação de CMEIs também fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura nesta área da educação.

Especialistas – O repasse de novos conteúdos aos profissionais será estendido também aos educadores dos centros de educação infantil conveniados à prefeitura. Durante os dois dias de evento, os profissionais terão a oportunidade de conhecer e discutir as teorias e práticas apresentadas por especialistas no atendimento às crianças desta faixa etária.

Os conteúdos serão repassados por meio de palestras que abordarão temas como projeto pedagógico, desenvolvimento infantil, compartilhamento da educação infantil – a relação com famílias, organização de espaços e tempos na educação infantil, além da avaliação e limites na educação infantil.

Assim como já aconteceu na primeira etapa da Semana de Estudos Pedagógicos, a nova etapa contará com palestrantes do Paraná e de outros estados. Alguns ofereceram experiências internacionais, como por exemplo, a pós doutora Sciences de L?Éducation pela Sorbonne, em Paris, Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima.

Para facilitar o envolvimento e a participação de todos, os profissionais assistirão às palestras divididos em grupos, conforme o núcleo regional a que pertencem. Os encontros serão no Centro de Convenções, na sede social do Paraná Clube e no anfiteatro do Colégio Bom Jesus.

Neste ano, os educadores já participaram de diferentes momentos de capacitação. Além das palestras ofertadas aos educadores, as diretoras dos CMEIs receberam, durante dois dias, orientações especiais sobre como implantar em suas unidades, o programa Sinais de Alerta: o Olhar da Prevenção na Educação Infantil.

O programa que tem por objetivo preparar as equipes que trabalham com crianças a reconhecer sinais de alerta que evidenciem possíveis alterações nas áreas física e comportamental dos meninos e meninas. Durante o encontro, as diretoras conheceram os detalhes do programa, aprenderam como utilizar materiais e aplicar procedimentos que serão repassados para os educadores que atuam com as crianças.

A segunda fase do treinamento incluiu as educadoras. Além de reconhecer os sinais e alerta nas salas de atividades, as educadoras estão sendo orientadas sobre como informar corretamente às famílias que receberão panfletos com noções básicas sobre o assunto

Voltar ao topo