Cartão BNDES permite revenda de produto antes da quitação do financiamento

Rio de Janeiro – A partir de agora, não apenas os fabricantes mas também os distribuidores autorizados poderão vender aos portadores do Cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) produtos disponibilizados no Portal da instituição.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) em São Paulo pelo presidente do BNDES, Demian Fiocca, e segundo comentou nesta terça-feira (10) o superintendente da área de Operações Indiretas da instituição, Cláudio Bernardo de Moraes, "a medida aumenta a capilaridade do cartão", cujo público alvo são os micro, pequenos e médios empresários. Desde sua criação, em 2003, foram emitidos 91.455 cartões.

A possibilidade de revenda dos produtos adquiridos antes da quitação foi destacada pelo superintendente: ?Se uma empresa do ramo do comércio adquirir um computador, ela pode colocá-lo na prateleira e depois vender. Isso não era possível antes ? ela tinha que ficar com o computador até o final do financiamento?.

Com a possibilidade de a empresa comercial adquirir o bem da indústria e revendê-lo a terceiros, acrescentou, o Cartão BNDES também serve para o capital de giro do pequeno empresário. Moraes lembrou que o cartão financia insumos e que o primeiro setor aprovado foi o têxtil ? outros setores estão sendo analisados para a extensão da medida.

O crédito para o cartão é concedido pelos três agentes financeiros credenciados ? Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal ? e o limite máximo por emissor é de R$ 250 mil. Neste ano, o orçamento previsto supera R$ 200 milhões.

Segundo Moraes, também está em estudo levar o Cartão BNDES a pessoas físicas, a fim de beneficiar profissionais liberais e trabalhadores com rotina conhecida, como taxistas e caminhoneiros. O portal da instituição tem hoje 3,1 mil fornecedores cadastrados e 39.517 produtos disponíveis para compra.

Voltar ao topo