Ministros buscarão na França e na Rússia apoio para plano de defesa

Brasília – Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, Mangabeira Unger, planejam ainda para este mês visita à França e à Rússia, onde buscarão apoio e trocarão informações  para a elaboração do Plano Estratégico de Defesa Nacional. Até o dia 7 de setembro eles deverão apresentar o plano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Jobim, que preside o comitê interministerial criado em setembro passado, para a criação do plano, e Unger, que coordena o comitê, reuniram-se nesta segunda-feira (14) com o embaixador francês Antoine Pouilleute, com quem discutiram a viagem à França.

O ministro do NAE disse que a intenção é promover o intercâmbio com outros países, a fim de compartilhar experiências. "Vamos tratar das possíveis colaborações para a política nacional de defesa e também para a parceria de desenvolvimento de tecnologias referentes ao setor, como já fazemos com vários países", acrescentou.

Os dois ministros permaneceram reunidos após a conversa com o embaixador, mas segundo Unger não trataram dos rumores sobre uma paralisação nos quartéis no próximo dia 31 ou dos efeitos da suspensão da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para o Ministério da Defesa.

?Estamos avançando no nosso trabalho ? ainda não estamos no estágio de quantificação, mas sim formulando e discutindo diretrizes?, disse, em referência apenas ao plano estratégico.

O comitê interministerial também deverá apresentar propostas para a atualização da Política de Defesa Nacional. Participam do grupo representantes dos ministérios da Fazenda; do Planejamento, Orçamento e Gestão; e da Ciência e Tecnologia, além dos comandantes das Forças Armadas.

Voltar ao topo