Lula reclama de Senado ?engavetar? o Fundeb

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Ministro da Educação Fernando Haddad e presidente Lula: Fundeb beneficiaria 34 milhões de jovens.

Na edição de ontem do programa de rádio Café com o Presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou que os senadores ainda não tenham aprovado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para entrar em vigor, o fundo precisar ser aprovado no plenário do Senado.

O tema do programa foi o pacote de medidas para a educação, anunciado quinta-feira passada pelo governo. ?Na última quinta-feira, nós fechamos com chave de ouro todo o programa de educação que nos propusemos a fazer no nosso mandato. Só faltou uma coisinha, que eu lamento profundamente, que o Senado não tenha aprovado o Fundeb?, disse.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou do programa, ressaltou que o Fundeb é a única proposta do setor educacional encaminhada ao Congresso Nacional em 2005 que não foi aprovada. ?Só falta o plenário do Senado aprovar. Todas as demais medidas encaminhadas no ano passado já estão em pleno funcionamento.?

Segundo Haddad, a maioria das medidas enviadas ao Legislativo na quinta-feira passada já está em andamento. A reforma universitária é o projeto que demandará mais tempo para ser aprovado por ser complexo, porém, conforme o ministro, garantirá ?financiamento estável, qualidade na educação superior, interiorização da educação superior, mais produção científica e formação de recursos humanos para que o país possa ter uma inserção soberana no concerto das nações?.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o objetivo do governo é dar condições para que 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade tenham acesso à universidade e ao mercado de trabalho. Ele afirmou que a educação é o mais importante investimento que um governo pode fazer e que ela vai garantir que o Brasil possa se colocar em igualdade de condições com as nações mais desenvolvidas. ?Nós estamos preocupados com esses jovens porque tudo que nós pudermos fazer para a formação deles nós estaremos garantindo que o futuro do Brasil seja definitivamente melhor?, disse. ?Eu olho nos olhos das mães. Eu olho nos olhos dos pais. Quando eu conto como a minha vida mudou quando eu aprendi uma profissão, eu sei como aquela mãe se sente, como aquele pai se sente porque é o maior legado que um pai pode deixar para um filho não é uma casa, um carro ou um pouco de dinheiro. O maior legado que um pai ou uma mãe pode deixar para o filho é a garantia da formação profissional, é a formação desses jovens?, acrescentou.

Ainda de acordo com o presidente Lula, a educação gera conhecimento, formação profissional e, portanto, é o caminho para que o Brasil se torne uma grande potência. ?Ficando mais qualificadas (pessoas), nós vamos ter mais acesso à tecnologia. Vamos produzir produtos cada vez melhores e mais competitivos e vamos poder melhorar a vida do povo e melhorar a vida do país?, disse. 

Voltar ao topo