Governo manda cobrir ?Brasil, um país de todos?

Brasília (AE) – O Palácio do Planalto determinou ontem que a expressão ?Brasil, um país de todos? – presente em todas as obras financiadas pelo governo federal e na publicidade oficial em outdoors, publicações e na internet – comece a ser coberta com plásticos e lonas para evitar problemas do candidato Luiz Inácio Lula da Silva com a Justiça Eleitoral.

A determinação foi expedida à administração direta e às empresas estatais, autarquias e fundações. Por isso, durante o período eleitoral, que começa amanhã, o governo decidiu abrir mão de sua principal marca, criada pelo publicitário Duda Mendonça. A marca, com letras em várias cores, é uma cópia do logotipo do Almanaque Brasil, criado pelo artista gráfico Elifas Andreato.

Também por determinação do Planalto, terão de ser corrigidas as placas de obras (inclusive painéis e outdoors com a função de identificar obras ou dar-lhes publicidade) em execução por todos os órgãos e entidades do Executivo. Nos convênios com estados, Distrito Federal e municípios, as marcas também deverão ser retiradas ou cobertas.

Se as obras já estiverem concluídas, as placas deverão ser imediatamente retiradas; se tiverem sido instaladas por estados ou municípios, em obediência a convênios, contratos ou quaisquer ajustes, a União vai determinar, por correspondência oficial, que as placas sejam corrigidas ou retiradas.

A Secretaria-Geral da Presidência orientou os responsáveis pelos setores de fiscalização a guardarem a prova ?clara e inquestionável? de que mandaram tirar as placas. Se a oposição reclamar à Justiça Eleitoral, o governo terá álibi para se defender.

Voltar ao topo