Acusado de corrupção, Calixto assume no Senado

Brasília (AG) – O empresário Mário Calixto deve tomar posse hoje no Senado como suplente do senador Amir Lando (PMDB-RO), atual ministro da Previdência. Calixto é réu em 147 processos, entre eles a acusação de desvio de R$ 1,3 milhão dos cofres públicos de Rondônia. Além disso, ele também é investigado pelo envio de pelo menos US$ 582 mil para os Estados Unidos, entre setembro de 1996 e dezembro de 1997, e acusado de cometer os crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação, supressão de documentos e peculato.

A posse de Calixto foi garantida por uma decisão judicial que reduziu a pena a qual havia perdido seus direitos políticos ao se recusar a publicar um direito de resposta no jornal que tem em Porto Velho. Com a redução, o crime foi prescrito e Calixto obteve de volta os direitos políticos. Os demais processos a que responde, no entanto, ainda tramitam na Justiça, sem decisão final.

Calixto já havia assumido a vaga em janeiro, depois que Lando foi para o Executivo. Mas como tinha os direitos políticos suspensos, em decorrência de uma condenação criminal, a Mesa Diretora abriu, horas depois, processo de cassação do mandato. A posse foi anulada em fevereiro.

Voltar ao topo