Brasil terá embaixada na República do Benin, diz Lula

Cotonou (Benin) ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (10) a instituição de uma embaixada brasileira na República do Benin. Lula visitou hoje a comunidade dos agudas, descendentes de ex-escravos e comerciantes da Bahia que imigraram para o continente africano a partir do século XVIII.

O presidente voltou a afirmar que o Brasil tem uma dívida histórica com a África, mas salientou que não adianta se lamentar sobre o passado, e sim, olhar para o futuro. Por isso, acrescentou, o governo brasileiro continuará ajudando o continente.

"Uma parte do Estado brasileiro estará presente agora na vida do povo de Benin. E o Brasil tem muito para ajudar o povo africano: na questão da saúde, da agricultura e da educação. O Brasil pode ajudar mais do que se pode imaginar", disse Lula, durante cerimônia na casa do líder da comunidade aguda, Chacha Feliciano Julião de Souza.

Durante a passagem por Benin, Lula assinou acordos para ajudar esse pequeno país do Golfo da Guiné no controle da malária e na melhoria da produção de algodão, um dos principais produtos econômicos beninenses. A comitiva presidencial, que chegou à África na última quarta-feira (8) e passou pela Argélia, segue hoje para o Botsuana, no sul africano. O último destino é a África do Sul.

Voltar ao topo