Lapa é a capital sul-brasileira do Opala

Nada menos que 227 veículos da marca Chevrolet, modelos Opala e Caravan, marcaram presença na histórica cidade paranaense da Lapa no último dia 15, por ocasião do II Opalapa, evento promovido pelo grupo Opaleiros do Paraná e Opala Clube de Araucária, reunindo proprietários e aficcionados destes veículos.

O encontro foi realizado na Alameda David Carneiro e segundo os organizadores no tocante ao número de veículos presentes foi quebrado o recorde de 2008, por ocasião do primeiro evento do gênero, além do que compareceram cerca de 600 pessoas oriundas de várias cidades paranaenses, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Foi um dos maiores eventos para veículos monomarca já efetivados no país. Além dos veículos muito bem conservados o evento ofereceu outros atrativos aos visitantes, desde a exibição, em ordem cronológica, no gramado do Santuário São Benedito, dos modelos fabricados de 1969 a 1992, até feira de peças de reposição.

Os veículos mais destacados foram premiados em nove categorias distintas e aos participantes foi oferecido almoço na Paróquia de Santono Antonio, nas dependências daquele Santuário. No período da tarde os automóveis foram abençoados pelo padre Emerson.

Destacam ainda os organizadores que o evento propiciou ao comércio da cidade – restaurantes, hotéis, bares, padarias – aumento do movimento de clientes, fruto de uma cultura antigomobilista que mobiliza toda uma cidade turística, como é o caso da Lapa, sendo que, fotografias estão sendo divulgadas por todo o país mostrando o acontecido.

Com vistas ao terceiro encontro, no próximo ano, membros dos Opaleiros do Paraná e do Opala Clube de Araucária pretendem usar essa força mobilizadora e contar com o apoio do comércio local a fim de concretizar evento mais retumbante de forma a colocar a cidade da Lapa no calendário nacional dos maiores encontros de antigomobilistas e ao mesmo tempo preservar a história do “glorioso” Chevrolet Opala.

Na verdade, preservar veículos antigos é preservar a própria história da indústria automobilística e, portanto, é cultura. No mundo, a prática do antigomobilismo movimento milhões, bilhões de dólares em restauração de veículos, peças, serviços e tudo o mais, além do prazer.

Os organizadores agradecem o apoio concedido pela Prefeitura Municipal da Lapa e Paróquia de Santo Antonio, patrocinadores, membros de clubes participantes do evento e todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para o sucesso do empreendimento. Flagrantes e informações sobre o encontro podem ser obtidos no sítio www.opalapa.com.br. Na foto, Opalas em frente à Igreja de São Benedito/Lapa.