Caminhão Iveco utiliza câmbio automatizado

Considerado item de conforto, o câmbio automatizado está cada vez mais presente nos automóveis que circulam pelas ruas brasileiras. Mas em caminhões, entretanto, ele agrega funções que vão além da comodidade para o motorista.

Nos caminhões pesados, esse tipo de transmissão tem relação direta com a segurança e, principalmente, com a eficiência e economia dos veículos. Foi com base nesse contexto, que a Iveco apresentou a imprensa o modelo Stralis NR Eurotronic.

Equipado com uma caixa ZF AS-Tronic com três modos acionados por teclas (Drive, Neutro e Ré) e 16 marchas, o modelo pertence ao segmento dos extrapesados e é voltado às aplicações rodoviárias, que envolvem trajetos de médias e longas distâncias, preferencialmente em estradas pavimentadas.

O Stralis NR Eurotronic é oferecido em três versões: 4×2, 6×2 e 6×4. O peso bruto total combinado varia de 53 toneladas, na versão 4×2, até 57 toneladas, na versão 6×4.

Em todas as versões o motor é o Cursor 13, uma unidade de seis cilindros e 13 litros, capaz de gerar 460 cavalos de potência. Movimentado pelo crescimento de setores como o da construção civil, o segmento dos caminhões mantém-se em alta.

A idéia da Iveco é fazer com que o Stralis NR Eurotronic aproveite a boa maré. De acordo com a Iveco, a decisão de adotar o câmbio automatizado partiu de uma demanda dos clientes da marca.

Toda a adaptação do modelo Stralis à nova caixa de câmbio foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Produto da marca em Sete Lagoas (MG) e em parceria com a alemã ZF, fabricante do sistema.

Além de tornar a condução do modelo mais suave, a caixa automatizada propicia outros ganhos, tanto para motoristas quanto para frotistas. Os primeiros têm mais tranquili-dade e menor desgaste físico, principalmente se conside-rarmos que, ao transportar cargas pesadas em um cami-nhão com um câmbio de 16 marchas, o uso da transmissão é constante.

O Stralis NR Eurotronic vem equipado com Turbo Brake e Combined Brake, sistemas de freio motor cuja potência combinada é de 415 cv. Se equipado com o opcional ZF Intarder, que atua entre a transmissão e o eixo-cardã, essa potência salta para 985 cv.

Esses sistemas auxiliam a “segurar” o caminhão em descidas, poupando freios – o Stralis NR Eurotronic possui ABS (antiblocante) de série – e aumentando a segurança.

O modelo pode ser equipado com duas versões de cabine-leito, com teto baixo ou alto. O espaço é amplo e o banco do motorista possui diversos ajustes, assim como a coluna de direção.

O Stralis NR Eurotronic traz equipamentos como Cruise Control (controle de velocidade); vidros, espelhos e travas elétricas; e CD Player de série, o que ajuda a manter o conforto dentro da cabine.

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