Alckmin é omitido por aliados na propaganda em PE

Sem apelo nem apoio popular em Pernambuco, de acordo com as pesquisas de opinião, o candidato tucano a presidente Geraldo Alckmin não foi citado uma só vez pelos seus aliados no Estado, no primeiro programa eleitoral gratuito dos candidatos a governador, senador e deputado estadual. O candidato do PFL, governador Mendonça Filho, preferiu atrelar sua campanha a Jarbas Vasconcelos (PMDB), ex-governador e candidato ao Senado. Jarbas, por sua vez, ligou sua imagem à de Mendonça.

O único a citar Alckmin, com o objetivo de vincular – de forma negativa – o tucano a Mendonça e Jarbas, foi o candidato ao Senado pela Frente de Esquerda, Luciano Siqueira, do PC do B. "Venha para o nosso lado, o lado de Lula e de Humberto (Costa, candidato do PT a governador)", disse Luciano, ressaltando que "o lado de lá" é o de Alckmin, Jarbas e Mendonça, que falam mal de Lula, o presidente que está com o povo.

Em contrapartida, Humberto Costa e Eduardo Campos (PSB) abusaram da imagem de Lula, sempre vinculando as suas candidaturas ao presidente-candidato, grande favorito do eleitor pernambucano. Não foi apresentado depoimento de Lula a favor de nenhum dos dois. O ex-governador Miguel Arraes (PSB) também teve sua imagem explorada pelos socialistas, a pretexto do primeiro aniversário de sua morte. Seu herdeiro político é o neto Eduardo Campos.

De alguma forma, os três principais candidatos pregaram a continuidade. Eduardo, a continuidade da luta do avô Arraes; Mendonça Filho, a continuidade de Jarbas; e tanto Humberto como Eduardo, a continuidade de Lula.

Sem agressões, o programa foi basicamente de apresentação dos candidatos, que contaram sua história e mostraram seus apoios. Mendonça disse que segurança é a prioridade do seu governo – diante do alto índice de violência no Estado – e destacou as atitudes tomadas depois que assumiu o governo, quando Jarbas, de quem era vice, renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado.

Ainda no mote da continuidade, o programa de Humberto chegou a dar uma cutucada na coligação União Por Pernambuco, de Mendonça e Jarbas, por meio de uma fala da apresentadora: "não quero a continuidade da violência, do desemprego, do abandono da pessoa, quero a continuidade das coisas boas que Lula e Humberto trouxeram para cá".

Voltar ao topo