Aguirre adverte que México ainda não avançou

Foto por: Omar Torres

O técnico do México, Javier Aguirre, que hoje bateu a França por 2 a 0 na segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, destacou a garra dos seus jogadores, mas advertiu que a classificação para as oitavas ainda não aconteceu.

Com gols do jovem Javier ‘Chicharito’ Hernández, aos 19 minutos do segundo tempo, e do veterano Cuauhtémoc Blanco, aos 34 da etapa final, o México somou quatro pontos e lidera a chave ao lado do Uruguai, que tem melhor saldo de gols (3/2). França e África do Sul têm apenas um ponto.

“Esta vitória nos coloca em boa posição no Grupo, mas ainda não há nada garantido”, disse Aguirre. “Nos espera o Uruguai, uma equipe muito sólida, e ainda será preciso lutar para chegarmos à próxima fase”.

Sobre a vitória de hoje, Aguirre destacou que “o mérito é todo dos jogadores, que diante da pressão dos franceses nos primeiros minutos mantiveram a calma e não perderam seu estilo, e depois lutaram em busca do resultado”.

O técnico admitiu que mudou o esquema para enfrentar os franceses: “Obriguei Gio (Giovani) e (Guillermo) Franco a passar a bola (…). Geralmente deixamos três avançados, mas hoje tivemos apenas um. Foi um movimento distinto do que já trabalhávamos”.

“A idéia foi não dar espaço aos franceses, que são letais, porque têm gente como Anelka, Abidal, Ribery e Gignac”.

Sobre o jogo contra o Uruguai, Aguirre revelou que sua maior preocupação é a ausência de Carlos Vela, que saiu machucado no primeiro tempo, além de Efraín Juárez, que recebeu o segundo cartão amarelo.

“O pior é a lesão de Vela, que afeta muito o time”.

Vela, substituído aos 31 minutos por Pablo Barrera, sofreu uma lesão muscular no isquiotibial direito (na parte posterior da coxa).

Na última rodada do Grupo A, México jogará contra o Uruguai, em Rustenburgo, enquanto França e África do Sul se enfrentam em Bloemfontein.