Agroecologia beneficia pequenos agricultores

Os pequenos agricultores da Região Centro-Oeste do Paraná serão beneficiados com um convênio que será assinado nesta sexta-feira (2), no município de Cantagalo, entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro). O convênio, no valor de R$ 348.411,00, trata da ampliação e consolidação de uma rede de pesquisa científica e tecnológica na região, com participação direta de pequenos agricultores.

?Trata-se de um convênio que irá possibilitar a geração de novos produtos orgânicos, como pepino, leite e cereais, melhorando a renda das famílias?, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi. Dados científicos sobre práticas ecológicas de manejo do gado leiteiro, da olericultura e da produção de cereais deverão ser gerados através dessa rede, cujos resultados poderão servir para outras regiões do Estado, propiciando novas linhas de pesquisa, informou ainda.

Para o coordenador do projeto, engenheiro agrônomo Pedro Ivan Christofolli, uma das ações previstas é a produção de sementes crioulas, bem mais produtivas que as sementes convencionais. ?Sem venenos e adubos químicos, haverá redução de custos para o pequeno agricultor. Ao reduzir custos, ele não fica dependente de grandes empréstimos junto aos bancos?, comenta. O engenheiro agrônomo lembra que a idéia do projeto surgiu quando os próprios agricultores, ao iniciarem a produção de orgânicos, se defrontavam com barreiras tecnológicas e de pesquisa. ?Com esse projeto a pesquisa científica e tecnológica é direcionada às necessidades dos pequenos agricultores e das famílias assentadas?.

Voltar ao topo