139 novos médicos começam a trabalhar nas unidades de saúde

Dos 174 novos médicos convocados pela Prefeitura de Curitiba para cobrir o déficit de profissionais nas unidades básicas de saúde, 139 estão começando a trabalhar nesta segunda-feira (27). Os médicos foram aprovados em concurso público, realizado em abril. A entrada de 139 profissionais zera a defasagem de pediatras, gineco-obstetras e psiquiatras e cobre 70% da falta de clínicos gerais. A necessidade é de novos 107 clínicos; 72 já foram nomeados.

No próximo dia 13, serão chamados os médicos que faltam para fechar as 174 vagas. Dos 174 novos profissionais, 107 são clínicos gerais; 30 são gineco-obstetras; 32 são pediatras e cinco, psiquiatras. Os médicos foram aprovados em concurso público realizado em abril passado. A contratação de mais médicos representará um acréscimo de cerca de 40 mil consultas por mês nas unidades básicas de saúde.

Os novos médicos serão locados de acordo com a carência de profissionais existente por Distrito Sanitário. A maior parte – 40% – irá para as unidades de saúde dos distritos Bairro Novo e Pinheirinho; 20% vão para o Boqueirão e Cajuru; 15% para o Boa Vista e Santa Felicidade; 15% para o Portão e 10% vão trabalhar no Distrito Sanitário Matriz.

"A excelente adesão dos profissionais se deve ao esforço feito pela Prefeitura de Curitiba para tornar mais atrativo o salário dos profissionais, através de uma gratificação especial, que também será concedida aos médicos que já atuam no município", afirma o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. A gratificação dos médicos varia de 80% a 100%.

Vão receber 100% os que atuam nas regiões mais distantes, em áreas de abrangência dos Distritos Sanitários mais ao Sul da cidade: Portão, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e, agora, a CIC, que ganhou uma Regional. O valor de 80% irá para os médicos lotados nas áreas ao Norte da capital: unidades de saúde dos Distritos Sanitários Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz e nível central da Secretaria Municipal da Saúde.

A rede municipal de Saúde tem 830 médicos. A Prefeitura realizou sete concursos públicos para novos profissionais de 1999 para cá – contando a seleção de abril passado -, mas, pela questão salarial, o quadro necessário não pôde ser completo. O plano dos primeiros 180 dias do Governo Beto Richa previa a contratação de 144 médicos. "Conseguimos ultrapassar a meta, e estamos colocando 174 profissionais nas unidades de saúde", comemora Caputo.

Voltar ao topo