Tesouros da ópera chegam às bancas

O Grupo Santillana acaba de lançar em Curitiba a coleção de livros e CDs Tesouros da ópera. Em um projeto inédito no mercado nacional de produtos editoriais colecionáveis, tanto pela qualidade editorial quanto pela apresentação gráfica, a série, lançada com a bandeira do selo editorial Altea, fez sucesso em São Paulo e agora chega à capital paranaense.

A coleção Tesouros da ópera apresenta 25 volumes de livros com dois a quatro CDs incluídos, dependendo da obra. Cada edição, em capa dura e acabamento de luxo, contém um capítulo cronológico sobre a história da ópera ao longo dos seus 400 anos e um ensaio sobre o compositor e sua criação, compondo um panorama completo sobre o gênero, com informações acessíveis para os não iniciados e dados valiosos para os que já o apreciam. A seguir, é apresentada uma sinopse do enredo e o libreto completo, em português e no idioma original em que foi escrito, com indicações de cena e das faixas correspondentes nos CDs.

Os CDs contêm as óperas completas, em gravações históricas remasterizadas. Os livros têm até 112 páginas impressas a quatro cores em papel couchê 90g, com uma apresentação visual moderna, ao mesmo tempo leve e sofisticada.

A coleção tem um histórico de sucesso na Espanha, França e Portugal e em mais quatro países da América Latina, onde já foi lançada. A edição brasileira teve consultoria do maestro Ricardo Prado, premiado regente de orquestras e corais no Brasil e no exterior.

O objetivo da seleção foi apresentar um acervo capaz de agradar tanto ao ouvinte-leitor iniciante, quanto àquele que já aprecia ópera. “O que mantém a ópera viva hoje é sua atualidade emocional. Por isso é tão bom, e importante, descobrir os tesouros desta coleção”, diz o maestro Ricardo Prado.

La Traviata de Giuseppe Verdi, com 2 CDs, é o primeiro volume a chegar às bancas, em uma gravação de 1953 com Maria Callas numa época de extraordinária capacidade vocal. “La Traviata abre a coleção porque é uma das mais conhecidas e admiradas óperas, e também é apropriada para quem quer começar a ouvir este gênero musical. É uma obra brilhante, de melodia alegre e que versa sobre amor e paixão. A gravação da Orquestra Sinfônica da Rai de Turim regida pelo grande maestro Gabriele Santini é peça obrigatória no acervo de qualquer colecionador, seja ele erudito ou não”, explica o Maestro Ricardo Prado. Carmen de Georges Bizet será o segundo volume e Tristão e Isolda, de Richard Wagner, o terceiro.

Os libretos que acompanham as gravações, todas selecionadas por sua relevância histórica, foram revisados pelo Maestro, para adaptação da linguagem erudita a um português ainda sofisticado, mas mais coloquial. Prado também revisou para o público brasileiro a tradução dos ensaios sobre cada uma das peças, redigidos por especialistas e historiadores, e a história completa do gênero que, em 25 capítulos, abrange da sua origem até as mais contemporâneas escolas operísticas do mundo. “A coleção é um produto especial.

Trará execuções de orquestras renomadas, como as Filarmônicas de Viena e Nova York, e as orquestras dos Teatros de Alla Scalla, de Milão, e La Fenice, de Veneza, regidas por maestros como Herbert Von Karajan e Wilhelm Furtwängler, entre outros”, diz Ricardo Prado.

O primeiro volume da coleção La Traviata virá acompanhado do Guia do Colecionador, que trará para o leitor-ouvinte uma sinopse de todas as obras da coleção e um ensaio sobre As origens da ópera no Brasil, de autoria de Ricardo Prado. O preço de lançamento é de R$ 19,90 nas bancas e r,evistarias. O preço dos demais volumes será R$ 34,90. O site do lançamento é o www.tesourosdaopera.com.br.