Solange Couto consolida a “fase de humor” em sua carreira

tv41_211104.jpg

Solange Couto: "Uma Joana
é completamente tarada".

As cenas de humor de Solange Couto em Começar de Novo tiveram início antes mesmo da novela. Na primeira reunião com Antônio Calmon e Marcos Paulo, autor e diretor de núcleo da trama, a atriz já começou a arrancar risos de todos à sua volta. Ela ainda nem sabia que estava confirmada para interpretar Joana, mas ouviu dizer que a personagem era esposa de Pimenta, papel de Antônio Pedro. Ao cruzar com o ator nos corredores do Projac, ela o pegou pelo braço e os dois entraram juntos na sala onde seria realizado o encontro.

"Foi uma gargalhada geral. O Antônio é quase a metade de mim", diverte-se a atriz. Naquele momento, os dois despertaram em Calmon e Marcos Paulo a idéia de que os personagens lembrariam os do universo do caricaturista Lan, um italiano baixinho e grisalho sempre auto-retratatado em seus trabalhos ao lado das belas e altíssimas mulatas.

O momento acabou servindo de inspiração para as cenas engraçadas entre Joana e Pimenta, que estão entre as preferidas de Solange. Acostumada a interpretar personagens sofridas ou de tramas de época ao longo de mais de 20 anos de carreira como atriz, ela tem adorado explorar a faceta bem-humorada, descoberta com a exuberante Dona Jura, de O Clone. "A Jura chutou o balde com barraca e tudo. Acabou com mais de 20 anos de seriedade", valoriza a atriz, que, entre um trabalho e outro, ainda interpretou a Lita de Da Cor do Pecado, mãe da protagonista Preta, vivida por Taís Araújo.

Tarada

Mas nem só de bom humor se alimenta o prazer da atriz. Solange também comemora o fato de viver uma personagem elegante, bonita, desejada e, ainda por cima, bem-sucedida profissionalmente. E mais: com as alucinações de Pimenta que sempre a imagina em trajes sensualíssimos, despertando o desejo de outros homens, a atriz vive praticamente duas personagens em uma só. "Costumo chamá-las de Joana um e Joana dois. Uma é uma mulher normal. A outra, não digo nem que seja sensual, é completamente tarada!", dispara, emendando uma de suas sonoras gargalhadas.

Apesar de já ter sido mulata do Sargentelli, para compor Joana dois Solange diz ter buscado inspiração em Rita Cadillac. "Acho a Rita uma mulher absurdamente sensual. Só coloquei uma pitada a mais", explica a atriz, que recorre a artifícios nada sutis para fazer as cenas, como morder e passar a língua nos lábios ou agachar esfregando as mãos nas coxas.

Resoluta

Aos 48 anos, Solange esbanja alegria e vitalidade. E a boa fase profissional tem certa dose de responsabilidade nisso. Pouco antes de interpretar a Lita, de Da Cor do Pecado, a atriz arriscou uma temporada como apresentadora na Rede TV!. Ao lado de Ney Gonçalves Dias e Solange Frazão, esteve à frente do programa feminino Bom Dia Mulher. A mesma disposição demonstrada ao assinar contrato com outra emissora logo depois do sucesso de Dona Jura, no entanto, Solange teve ao decidir deixar o programa. "Não era o que eu pensava. Quando me dei conta, ficava o tempo todo vendendo aqueles produtos que eu detesto. Não compro nada daquilo e não vou assinar embaixo de algo em que não acredito", escancara.

Voltar ao topo