Peça no Teuni mostra soluções para sair da rotina

DivulgaçãoEstréia hoje o espetáculo Saídas, no Teatro Teuni – Teatro Experimental da UFPR (Praça Santos Andrade). Através de dois personagens a peça pretende discutir de forma poética e bem humorada o processo desenfreado de urbanização, o excesso de consumo, a solidão, relacionamentos, expondo as mais divertidas saídas descobertas pelo homem. O espetáculo fala sobre a pressão e opressão diária que todo mundo vive. A exigência, o sufoco, a falta de horizonte, de liberdade e de tempo e, em cima disto, os mecanismos que se usam para sair dessa rotina. ?São momentos de imaginação, loucura e o que pode ser usado do lúdico para sair da realidade?, diz a diretora Danieli Candido.

 A proposta estética do espetáculo é inspirada nas obras dos artistas brasileiros Hélio Oiticica, que busca o envolvimento total do espectador com sua obra, e Lygia Clark, que cria peças em esculturas para serem tocadas pelo espectador. Essa interação foi transposta para o palco.

A montagem foi realizada depois de uma pesquisa sobre formas do fazer teatral. Os atores procuraram desenvolver suas potencialidades criativas. O livro Desenhando com o lado direito do cérebro, de Betty Edwards, serviu de base para esse processo, que também utilizou técnicas e exercícios do italiano Eugênio Barba, que busca a identidade do ator, onde cada um deve ter seu jeito para atuar e criar. Como forma de expressão corporal, o grupo inclui no repertório aulas de dança clássica indiana. Em cartaz até dia 4 de maio. Sexta e sábado, às 20 h e domingo, às 19h. Entrada: 1 kg de alimento.

Voltar ao topo