Fugindo do convencional

Espetáculo no Teatro da Caixa conta a história do frevo

Nesta sexta, sábado e domingo, a Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo de dança Preto no branco, da Cia de Dança Artefolia, de Pernambuco. O espetáculo foi inspirado no significado da expressão “pôr o preto no branco”, para levar ao público, em detalhes, a história do frevo desde o seu surgimento, passando “a limpo” sua trajetória, suas interfaces entre música, dança e contexto social, a pluralidade e o hibridismo que o faz tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo.

Em Preto no branco, a Cia de Dança Artefolia apresenta um dançar nordestino não estereotipado, que aproveita elementos das culturas populares, no caso, do frevo, para produzir uma “obra contemporânea de dança popular”.

O objetivo é despir o frevo dos formatos convencionais e falar dele como expressão de uma coletividade. O frevo é o maior ícone do carnaval pernambucano, agora reconhecido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Imaterial.

Além do espetáculo, serão oferecidas oficinas de frevo gratuitas e, anteriormente a cada apresentação, haverá uma palestra ministrada por Carmem Lelis, coordenadora do projeto Inventário e Registro do Frevo Como Patrimônio Cultural Imaterial (IPHAN 2006/2007).

Serviço

Espetáculo de dança Preto no branco. De 22 a 24 de janeiro, sexta a sábado às 21h, e domingo às 19h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Ingressos a R$ 10,00, à venda no local.

Oficina

De 21 a 23 de janeiro. Informações: 9972-4792.