Cultura e arte para todos em Morretes

Agregar cultura à vida de crianças e adolescentes carentes que vivem em Morretes, no litoral do Estado. Este é o objetivo do Instituto Mirtillo Trombini, que foi criado há cerca de quinze anos e tem como sede um casarão antigo e tombado pelo patrimônio histórico municipal, localizado na Praça Lamenha Lins, no centro da cidade litorânea.

“O artista plástico que dá nome ao instituto, Mirtillo Trombini, é de Morretes e tem 89 anos de idade. O objetivo da entidade é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes através da arte. Acreditamos que, por meio da cultura e da educação, é possível mudar uma cidade”, diz a coordenadora do instituto, Marília Lima.

Atualmente, o Mirtillo Trombini mantém uma biblioteca (com cerca de 4 mil volumes), uma galeria de arte e ateliês de música, pintura e reciclagem. Participam das atividades promovidas – como oficinas e coral – crianças e adolescentes matriculados em escolas da cidade. Os alunos são principalmente de instituições públicas e provenientes de famílias de baixa renda.

Para sobreviver, o instituto recebe doações feitas através de imposto de renda por pessoas físicas e jurídicas, pela Lei Rouanet de incentivo à cultura. A entidade necessita principalmente de materiais de artes plásticas, como pincéis, telas, papel para desenho, lápis, tintas, entre outros produtos. Para a biblioteca, também são aceitos livros. Quem quiser realizar doações ou obter mais informações sobre o instituto deve ligar para (41) 9921-7607 (Marília).