Cresce o número de leitor de jornal na web

Um estudo promovido pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo, iniciado na Universidade Columbia e hoje ligado ao Instituo Pew, dos Estados Unidos, avaliou o desempenho da mídia noticiosa nos EUA. "The State of News Media 2008" traz dados interessantes sobre o grande crescimento do número de leitores de jornais na internet, a queda do lucro da publicidade em jornais, o poder da televisão e as perspectivas positivas do uso da publicidade no mundo digital, incluindo aí o crescimento da participação de vídeos online, entre outros dados ligados à mídia.

O relatório divulgado há alguns dias aponta que os consumidores estão mudando de comportamento e, conseqüentemente, alterando as suas expectativas. O novo consumidor está migrando para mídias que possam lhes dizer o que querem saber, só que no momento que eles decidirem.

Com este cenário, o estudo aponta que cada mídia tem à frente caminhos diferentes. Já os anunciantes estão cada vez mais buscando maior precisão sobre o número de pessoas que estão vendo e interagindo com seus anúncios. Analisando as redes de notícias da TV americana, o estudo indica que, para elas, o ideal é manter seus produtos na forma tradicional. Segundo o texto, a tentativa de conquistar novos espectadores está sendo ineficaz.

Já para os jornais o caminho seria outro. Mudar o produto, dando mais recursos, mesmo que limitados, e a possibilidade da presença também online, aparece claramente como a melhor opção. Apesar disso, usar a web para ganhar novas audiências para velhas plataformas, como para atrair pessoas para programas de TV ou para a mídia impressa, não tem dado certo.

De acordo com o estudo, as audiências mais jovens estão sim interessadas em notícias, mas querem isto em novas plataformas, com formatos que se encaixem melhor nos conceitos destes consumidores. Estes dados refletiram o que aconteceu com os jornais americanos em 2007.

Voltar ao topo