Coração Valente

Washington volta ao futebol e será técnico do Vitória da Conquista

Washington afirmou que estrutura do clube e vontade de começar em um time menor pesaram na escolha. Foto: Marcelo Andrade

Os torcedores de Paraná Clube, e, principalmente, do Atlético não esquecem do ex-atacante Washington. E aos 42 anos o Coração Valente está de volta ao futebol, mas não nas quatro linhas. O maior artilheiro em uma única edição do Campeonato Brasileiro, com 34 gols em 2004, pelo Furacão, agora é treinador.

Nesta quarta-feira (4) o Vitória da Conquista, do interior da Bahia, confirmou oficialmente a contratação do ex-atacante, que iniciará os trabalhos no dia 15 de dezembro, quando a equipe começará a pré-temporada para 2018. No ano que vem, o Vitória da Conquistará irá disputar o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. Junto com ele chegam o auxiliar Marcus Vinicius e o preparador físico Solivan Dalla Valle.

Washington retona ao futebol após sete anos. Em janeiro de 2011, o então jogador do Fluminense anunciou a aposentadoria e voltou a Caxias do Sul, onde, em 2013, foi eleito vereador, sendo o mais votado nas eleições de 2012. Porém, neste período, ele fez os cursos de técnico da CBF e também estágios como outros treinadores, como Tite, Abel Braga e Paulo Autuori.

Segundo ele, um dos motivos que o levaram a iniciar a nova carreira no interior da Bahia foi a estrutura que o clube apresentou, além de querer começar em um time de menor expressão.

“Fiz questão de realmente começar pequeno, onde eu vou montar meu alicerce, minha base, e é nas dificuldades que a gente aprende muito. Acho que a verdadeira escola é nos clubes menores e faço questão, sim, de começar pequeno. Sei que vou chegar logo numa equipe maior, mas vou chegar preparado. Apesar de ser um time do interior da Bahia, é muito bem estruturado, com CT, campos de treinamento, sedes de administração como se fosse um hotel para os jogadores… A seriedade do presidente, as condições que a cidade abraça o time… Isso fez com que eu abraçasse o projeto”, explicou Washington, em entrevista ao UOL Esporte.