Warwick Wright rouba a cena e vence Hang Loose

O jovem sul-africano Warwick Wright, de apenas 19 anos de idade, quebrou a hegemonia brasileira em Fernando de Noronha (PE) ao faturar o título do Hang Loose Pro Contest 2004 nas ondas de 2m da Cacimba do Padre. Ele garantiu os US$ 10 mil de prêmio e os 1.500 pontos no ranking mundial do World Qualifying Series (WQS) com um tubo espetacular em que recebeu nota 9,65, a maior de toda a 19.ª edição do campeonato mais tradicional do Brasil.

Wright era o único estrangeiro na grande final iniciada às 12h30 de ontem de muito calor em Fernando de Noronha. O potiguar Marcelo Nunes liderou boa parte da decisão e terminou como vice-campeão da segunda etapa do WQS 2004, com o carioca Daniel Hardman ficando em terceiro lugar e o alagoano Marcondes Rocha em quarta colocação.

O primeiro grande evento da temporada do circuito mundial de surfe profissional reuniu 142 surfistas, número recorde de competidores na Ilha de Fernando de Noronha, incluindo 35 estrangeiros de dez países. Na próxima quinta-feira, começa o Reef Classic 2004 em Torres (RS), onde também estará em jogo um total de US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que classifica quinze atletas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).

Dos quatro finalistas do Hang Loose Pro Contest 2004, o único que já integra a divisão principal do Circuito Mundial é o potiguar Marcelo Nunes, que por isso e também porque era o detentor do recorde de maior pontuação -17,73 pontos – do evento, chegou a ser apontado como favorito ao título. Mas, foi o carioca Daniel Hardman que largou na frente com dois bons tubos. Nunes entrou na briga após receber uma nota 8,93 num tubo mais longo e assumiu a ponta 10 minutos depois em outro mais curto. Só que o sul-africano pegou uma grande onda quando restavam apenas 8 minutos para o término da bateria, colocou para dentro de um tubo espetacular, sumiu na cortina de água e quando saiu recebeu a maior nota dos cinco dias que duraram a competição mais adrenalizante da América do Sul.

Com a nota 9,67, Warwick Wright abriu 8,68 pontos de vantagem sobre Marcelo Nunes, que ainda tentou três vezes reverter o resultado. Na última, já nos segundos finais, conseguiu pegar mais um belo tubo, porém os juizes lhe deram nota 7,77. Com isso, foi confirmada a vitória do sul-africano por 17,60 x 16,70 pontos.

Novidades para o próximo ano

Depois de cinco anos realizando um evento de nível 4 estrelas em Fernando de Noronha, o objetivo dos organizadores é aumentar a importância do Hang Loose Pro Contest em 2005. “O campeonato está confirmado para o ano que vem e se der vamos aumentar a premiação, quem sabe até para 150.000 dólares, para fazer parte do novo circuito que será inaugurado no ano que vem, o SuperSeries, uma competição intermediária entre o WCT e o WQS”, adiantou Álfio Lagnado, diretor-presidente da Hang Loose. “O campeonato foi um grande sucesso, teve altos tubos em todos os dias, recorde de participantes e isto tudo prova que o evento está cada vez crescendo mais e sendo mais bem recebido na Ilha, pois sempre contamos com a importante parceria do governo de Pernambuco, Ibama e da Administração de Noronha, além das pessoas que moram aqui”, completou Lagnado. O evento teve patrocínio da Hang Loose e Nova Schin.

Voltar ao topo