Tudo pronto pro maior rali das Américas

As 74 equipes que se inscreveram no Transparaná 2011 pela internet vão confirmaram ontem as inscrições para o maior raid das Américas, no Centro Náutico de Guaira, enquanto os veículos vão passar por vistoria técnica. Pilotos e navegadores precisam estar em boas condições de saúde e os carros conterem todos os equipamentos obrigatórios de segurança para não serem desclassificados.

A vistoria é uma exigência do Jeep Clube de Curitiba, organizador do raid, para garantir a segurança dos participantes. “Os competidores precisam comprovar boas condições de saúde mediante apresentação de atestado médico. Já os veículos precisam ter todos os itens obrigatórios de segurança, como capacete, cinto de segurança, extintor, entre outros”, explica o diretor geral da prova, Rone Branco.

Os competidores que desrespeitarem as leis de trânsito e não cumprirem com os aspectos técnicos da prova são penalizados. “Nos casos de danos ao meio ambiente, como o descarte de lixo ou resíduos, derrubada e/ou queimada de árvores e danificação às plantações, os competidores são desclassificados da etapa e respondem legalmente pelo ato”, completa o diretor geral da prova.

O Raid começa amanhã, largando de Guaira, no oeste do Paraná, a partir das 8h, na avenida Mate Laranjeiras, no centro da cidade. A chegada será em Caiobá, no litoral do Estado, após seis dias de aventura, lama e poeira pelas trilhas paranaenses. Mais de R$ 25 mil em prêmios aguardam pelos vencedores das quatro categorias: Master, Graduados, Jeep e Junior. O Raid ainda tem a Turismo, categoria de passeio própria para iniciantes no esporte.

Uma das favoritas é a equipe Sander Rally Team. O piloto Bruno Sander e o navegador Rodrigo Viana já estão preparados para o desafio de sete dias, que corta o estado do Paraná de costa a costa. Serão 1.500 quilômetros de trechos cronometrados. A caminhonete Mitsubishi L200 Triton 3.2 diesel da equipe da capital mineira passou por todas as preparações possíveis e permitidas dentro do regulamento da prova. “Foram feitos ajustes na suspensão e revisão geral. O carro está cem por cento e só aguardando a vistoria. Estamos preparados e ansiosos para a largada!”, comenta o piloto Bruno. A Sander Rally Team irá disputar o 17º Transparaná na categoria Junior, que tem mais 16 duplas.