Times que lutam pelo G4 podem focar na Copa do Brasil

Depois de quase um mês desde os confrontos de ida, as quartas de final da Copa do Brasil retornam hoje, podendo ser decisivas não só para o torneio em si, como também para o Campeonato Brasileiro. Por uma coincidência da tabela, dos cinco primeiros colocados do Brasileirão, quatro podem se classificar para as semifinais. A única exceção é o Cruzeiro, já eliminado.

Caso Grêmio, Atlético, Botafogo e Goiás se classifiquem, a chance de o G4 do Brasileiro se transformar em G5 é grande. Explica-se: se uma dessas equipes ganhar a Copa do Brasil e terminar entre os quatro primeiros do campeonato nacional, repassaria a vaga para o quinto colocado. Para isto acontecer, basta que os quatro semifinalista que estão disputando o G4 eliminem Corinthians, Internacional, Flamengo e Vasco.

No caso do Furacão e do clube goiano, a missão é mais fácil, uma vez que um simples 0 x 0 os classifica. Já o tricolor gaúcho e o alvinegro carioca precisam de uma vitória por qualquer placar para avançar. Vale lembrar que o campeão da Copa do Brasil e o campeão e vice do Brasileiro se classificam diretamente para a fase de grupo da Libertadores, enquanto terceiro e quarto colocados do Brasileirão terão que disputar a primeira fase do torneio, chamada de pré-Libertadores.

Por isso, desde que avance de fase, são grandes as possibilidades de o Atlético priorizar a Copa do Brasil a partir da semifinal. Pelo torneio eliminatório, se passar pelo Internacional, hoje, o Furacão precisaria de mais quatro jogos para se garantir na segunda fase da competição. Já pelo Brasileirão, além de faltarem oito partidas, o Rubro-Negro ainda corre o risco de não terminar em segundo lugar e precisar de mais dois jogos, na pré-Libertadores, antes de chegar à fase de grupos.

De qualquer forma, o Atlético tem um atalho pavimentado para garantir presença em sua quarta disputa da Libertadores. O clube já esteve nas edições 2000, 2002 e 2005 do torneio continental.