Santos bate Grêmio e está na final da Copa do Brasil

A juventude levou vantagem sobre a experiência. Em jogo dramático e recheado de belos lances, nesta quarta-feira, o Santos passou pelo Grêmio dentro da Vila Belmiro, fez 3 a 1 e garantiu sua vaga para a final da Copa do Brasil. Enfrentará na decisão o surpreendente Vitória, que no Barradão, em Salvador, goleou o Atlético Goianiense por 4 a 0.

O Santos jogou com a necessidade da vitória, pois havia perdido o primeiro confronto, em Porto Alegre, por 4 a 3. O time paulista nunca faturou a Copa do Brasil e pela primeira vez chega à decisão – se ganhar estará na Libertadores em 2011. O Grêmio, maior campeão do torneio ao lado do Cruzeiro, com 4 taças, tentava alcançar a final pela oitava vez.

O técnico Dorival Júnior armou o Santos ofensivo para tentar reverter a vantagem gaúcha. Paulo Henrique Ganso, Neymar, Robinho e André formaram o quarteto de ataque na Vila. O clube, porém, sofreu com a forte marcação imposta pelo treinador Silas.

Por causa da marcação, o Santos criou poucas chances de gol no primeiro tempo. Aos 13 minutos, Robinho levou na velocidade e ligou o contra-ataque para André. O atacante recebeu, entrou na área e bateu cruzado. A bola explodiu na rede pelo lado de fora.

A outra chance santista na etapa inicial foi desperdiçada por Neymar. Aos 30 minutos, ele tabelou com André, entrou na área e ficou cara a cara com Victor após confusão na marcação gremista. O artilheiro da Copa do Brasil soltou a bomba, mas o goleiro gremista reagiu de forma sensacional e fez a defesa no reflexo.

O primeiro tempo também teve um lance polêmico. Jonas tentou finalizar dentro da área e acabou puxado pelo zagueiro Edu Dracena. O árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique não marcou pênalti, apesar de o jogador gremista ter ficado com a camisa rasgada (foi obrigado a trocar). “Foi brincadeira”, reclamou o atacante. “O Edu me puxou. Eu iria fazer o gol e ele me deslocou”, completou.

A definição da vaga para o Santos só aconteceu no segundo tempo, após boa conversa nos vestiários entre os jogadores. O time voltou mais atento e arriscou chutes. Aos 6 minutos, Ganso encontrou liberdade de fora da área e soltou o pé. A bola entrou no ângulo esquerdo de Victor e estufou as redes.

O gol santista fez o Grêmio se abrir. O resultado foi que o time paulista encontrou mais liberdade para contra-atacar. Aos 24 minutos, André deu belo passe para Robinho. O camisa 7 encobriu Victor com muita categoria e mandou para o fundo do gol. Um lance fantástico: 2 a 0. O Santos marcou gols em todos os jogos disputados nesta temporada. É o ataque mais positivo do Brasil – 113 com os gols desta quarta.

Apesar dos problemas, o Grêmio vendeu caro a vaga. Aos 28 minutos, Jonas desvio de cabeça após cobrança de falta, Felipe não segurou e o zagueiro Rafael Marques, em posição de impedimento, mandou para o gol para descontar.

O Santos só conseguiu carimbar o passaporte para a final e eliminar qualquer chance de reação gaúcha aos 40 minutos. Wesley, em jogada sensacional, passou por Victor e bateu cruzado pela esquerda para o fundo das redes. A torcida santista foi à loucura com o placar de 3 a 1 na Vila Belmiro.

A decisão contra o Vitória só acontecerá após a Copa do Mundo. O primeiro jogo está marcado para 28 de julho. O segundo, em 4 de agosto. O sorteio dos mandos será realizado nesta quinta, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

Santos 3 x 1 Grêmio

Santos – Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodriguinho, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Madson), Robinho (Bruno Aguiar) e André (Marcel). Técnico: Dorival Júnior.

Grêmio – Victor; Edílson, Ozéia, Rafael Marques e Joilson; Adílson, Willian Magrão (William), Hugo (Leandro) e Douglas; Borges (Mailson) e Jonas. Técnico: Silas.

Gols – Paulo Henrique Ganso, aos 6, Robinho, aos 24, Rafael Marques, aos 28, e Wesley, aos 40 minutos da etapa final.

Cartões amarelos – Léo, Rodriguinho e Neymar (Santos); Victor, Edílson, Ozéia, Willian Magrão, William e Hugo (Grêmio).

Cartões vermelhos – Edu Dracena (Santos); Rafael Marques e Jonas (Grêmio).

Árbitro – Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ).

Renda – R$ 592.975,00.

Público – 13.896 pagantes.

Local – Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP).

Voltar ao topo