Portuguesa vira fora de casa e confirma acesso à Série A

A Portuguesa está de volta à elite do futebol brasileiro três anos após ter sido rebaixada. Na tarde deste sábado, a Lusa completou seu 15.º jogo sem derrota ao vencer o Americana, por 3 a 2, de virada, no Estádio Décio Vitta, pela 32.ª rodada da Série B. Dessa maneira, com 67 pontos, o time rubro-verde não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, que no momento é o Sport, pois os 18 pontos ainda em jogo na competição não são suficientes para reverter a vantagem de 19. O Americana segue no G-4, com 50 pontos, na quarta colocação.

O meia Boquita, da Portuguesa, foi surpreendido com uma triste notícia na manhã deste sábado. O pai do jogador, Aparecido da Silva, faleceu na capital paulista. O atleta foi liberado pelos dirigentes para acompanhar o funeral e não participou do jogo.

Em campo, a mudança de comando técnico deu um novo ânimo ao elenco do Americana. A demissão de Sérgio Guedes e a chegada de Roberto Fernandes deixou o time com fome de vencer. Aos 21 minutos, Válber invadiu a área e chutou rasteiro, a bola desviou no zagueiro Renato e enganou o goleiro Weverton, colocando o Americana na frente do placar.

A Portuguesa não se abateu e mostrou por que é a líder da Série B. O empate da Lusa saiu aos 27 minutos. Marco Antônio cobrou falta para o meio da área, Léo Silva tentou afastar e desviou de cabeça. A bola foi no canto esquerdo do gol de Jailson. Gol contra do Americana.

Apesar de buscar a virada, a Portuguesa acabou sofrendo o segundo gol nos acréscimos. Aos 47 minutos, Marcinho aproveitou o rebote da zaga, ajeitou já de dentro da área e chutou rasteiro no canto esquerdo de Weverton para fazer 2 a 1.

No segundo tempo, a Portuguesa voltou com uma alteração. O técnico Jorginho deixou o time mais ofensivo ao colocar Ivo na vaga de Raí. Dessa maneira, a Lusa passou a jogar com mais velocidade e empatou logo aos 13 minutos. Marco Antônio aproveitou cruzamento, dominou no peito, ajeitou e chutou colocado no canto esquerdo do gol de Jailson. Apesar da igualdade, a Portuguesa queria ainda mais. Com isso, Ivo girou em cima da marcação e chutou forte de fora da área. A bola foi no canto direito de Jailson e ainda bateu no gramado antes de balançar as redes aos 21 minutos.

O Americana ainda tentou o empate, principalmente após a entrada do atacante Jonathas. Ele tentou a primeira de fora da área, mas o goleiro Weverton salvou a Lusa com uma grande defesa. Na segunda chance, aos 32 minutos, o atacante cabeceou colocado e obrigou o goleiro lusitano a fazer mais um milagre. Depois, foi somente segurar a vitória e comemorar o acesso.

Pela 33.ª rodada, o Americana volta a campo na próxima terça-feira, às 20h30, diante do Criciúma, em casa. Já a Portuguesa recebe a Ponte Preta, sexta-feira, às 20h30, no Canindé, em São Paulo.

FICHA TÉCNICA:

Americana 2 x 3 Portuguesa

Americana – Jaílson; Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Alê, Léo Silva, Válber, Fumagalli (Jonathas) e Marcinho (Danilo); Clodoaldo. Técnico – Luis Muller (interino).

Portuguesa – Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Rogério (Renato) e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Raí (Ivo), Marco Antônio e Henrique; Ananias (Lucas Gaúcho) e Edno. Técnico – Jorginho.

Gols – Válber, aos 21, Léo Silva (contra), aos 27, e Marcinho, aos 47 minutos do primeiro tempo. Marco Antônio, aos 13, e Ivo, aos 21 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Marcelo Aparecido de Souza (SP)

Cartões amarelos Guilherme, Rogério, Paulo Sérgio, Raí, Válber, Alê, Fumagalli e Luís Ricardo.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Décio Vitta, em Americana (SP)

Voltar ao topo