Pesquisa aponta Richa como responsável por Curitiba ser sede da Copa 2014

Confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, Curitiba teve nos últimos dias uma série de políticos, personalidades e empresas tomando para si a primazia de ter “trazido” o evento para o Paraná. Em cima disso, o instituto Paraná Pesquisas foi às ruas para saber dos curitibanos quem eles acham o principal responsável pelo feito.

Foram entrevistadas 600 pessoas maiores de dezesseis anos, entre os dias 8 e 9 de junho, somente em Curitiba – com margem de erro de 4%. E a pesquisa apontou o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), como a pessoa que “mais se esforçou para que Curitiba fosse uma das sedes da Copa” (era esta a pergunta).

O nome de Richa foi apontado por 50,33% dos entrevistados. “Essa confiança da população é muito importante. Com a Copa, vamos poder antecipar muitas obras que já estão no planejamento da cidade”, disse o prefeito, em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O segundo colocado foi o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), com 14,83%.

Foram também citados o governador Roberto Requião (10%), o ex-presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia (6,67%), o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury (1%) e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (1%). Do total, 14,17% não sabiam, e 2% afirmou que nenhum indicado tinha se esforçado.

Também foi questionada a capacidade de Curitiba cumprir a meta de obras para a Copa-2014. Os números foram os seguintes: 76,17% responderam sim, 17,17% disseram que não, 4,5% responderam “talvez” e 2,17% “não sei”.

A última pergunta era sobre a expectativa dos preços de ingressos dos jogos da Copa. A maior parte dos entrevistados (52,5%) disse que o preço vai superar R$ 100,00.

Voltar ao topo