Paranaenses dominam águas abertas

No próximo domingo, na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul (SC), será realizada a quarta etapa do IV Circuito Mercosul de Travessias em Águas Abertas. A competição, composta por equipes de toda a região Sul do País, está atraindo uma legião de novos adeptos e até o atual momento conta com o total domínio das equipes de Curitiba. Entre as cinco primeiras colocadas (veja quadro), quatro são da capital paranaense.

A equipe líder do campeonato de natação em águas abertas é a H2O-Kalk (antiga Metropolitan), campeã da temporada 2000/2001. E o domínio curitibano na travessia não se restringe apenas à esta temporada. Nas três últimas edições da competição, as equipes de Curitiba venceram duas vezes. A atual campeã é a equipe Amaral.

Segundo o coordenador da equipe H2O-Kalk, Lucas Ribas, as chances de obter o título são grandes devido à boa vantagem estabelecida sobre os concorrentes nas primeiras três etapas. “Abrimos uma vantagem significativa. Se mantivermos a média de pontos nas etapas que restam dificilmente perderemos o título.”

Contando com a etapa do próximo dia 12, em São Francisco do Sul (SC), faltam ainda três provas para o término da competição. As outras duas restantes são: 1.ª Travessia da Praia do Sonho, em Palhoça (SC), no dia 16 de fevereiro, e a 3.ª Travessia Unipraias, em Balneário Camboriú (SC), no dia 29 de março.

Sucesso

Esta quarta edição do Circuito Mercosul de Travessias superou todas as expectativas com relação ao número de participantes. Segundo a idealizadora do evento, Léia Pinheiro, o sucesso foi possível graças à boa organização e às parcerias com as prefeituras dos locais onde as etapas são realizadas. “Os acordos com as prefeituras nos dão um respaldo muito grande e assim o sucesso fica garantido.”

Léia lembra também que não há publicidade nenhuma em cima do evento e que o grande crescimento de participantes se deu de forma natural. “As próprias equipes e academias divulgaram a competição e a cada ano o número de participantes aumenta significativamente.” Só como termo de comparação, na primeira edição do evento o número médio de participantes por etapa era de 100 atletas. Atualmente, as etapas contam com aproximadamente 700 participantes.

Voltar ao topo