Olho no adversário

Surpresa da Série B, Oeste cresceu no segundo turno

Mazinho é o artilheiro da Série B, com 15 gols, e o grande destaque do Oeste. Foto: Divulgação/Oeste

SELO TAMO JUNTO PARANÁ CLUBELonge da elite do Estado, sem sequer jogar na cidade sede, mas em quinto lugar na Série B do Campeonato Brasileiro, o Oeste, adversário do Paraná Clube nesta terça-feira (31), às 21h30, na Vila Capanema, é a grande surpresa da competição este ano. Na temporada passada, o time de Itápolis escapou do rebaixamento para a Série C apenas na última rodada, quando venceu o Náutico fora de casa. E aí passou por uma reformulação.

O clube encerrou a parceria com o Audax, que cedeu Fernando Diniz para comandar o time ano passado, e passou a caminhar com pernas próprias. Ainda em fevereiro, após um início ruim na segunda divisão do Campeonato Paulista, o técnico Vilson Tadei foi demitido e para seu lugar chegou Roberto Cavalo, um velho conhecido da torcida paranista.

O treinador não conseguiu fazer a equipe de Itápolis sequer brigar pelo acesso – terminou na modesta 11ª posição -, mas evoluiu o time ao longo da Série B. Teve um início irregular, com apenas duas vitórias nas primeiras dez partidas – inclusive uma sequência de cinco empates seguidos -, mas depois chegou a emendar oito rodadas sem perder, com seis vitórias neste período, que o colocaram nesta briga por um inédito acesso.

No elenco, jogadores conhecidos do futebol paranaense, como o goleiro Rodolfo, revelado no próprio Tricolor e com passagem pelo Atlético, o atacante Robert, revelado pelo Coritiba e que defendeu o Paraná em 2016, e o meia-atacante Mazinho, que passou pelo Coxa ano passado e é o grande destaque do time, inclusive sendo o artilheiro da Série B, com 15 gols marcados.

Confira a classificação completa da Série B

Mesmo assim, é um time modesto, que joga no 4-2-3-1, com um quarteto de velocidade na frente e que é a grande arma do Rubrão. Com 39 gols, tem o quinto melhor ataque, ao lado do América-MG. A defesa também não deixa a desejar, sendo a quinta melhor, com apenas 26 gols sofridos.

Além de vir na cola do Paraná Clube na tabela. O Oeste é o segundo melhor mandante da segunda divisão, ao lado do Internacional, com 34 pontos conquistados, e é o quarto melhor do segundo turno, somando 25 pontos, quatro a menos que o Tricolor, que é o melhor da metade final da competição. Números que mostram a boa campanha da equipe e que o Paraná terá que frear esta reação para seguir confortável no G4.