Quanto vacilo

Paraná Clube já perdeu 18 pontos pra times da zona de rebaixamento

Em oito confrontos contra times que na ocasião estavam na ZR, Tricolor só venceu uma vez, somando três empates e quatro derrotas. Foto: André Rodrigues

Mais uma vez, o Paraná Clube não foi feliz ao enfrentar um adversário da parte de baixo da tabela. No último sábado, o Tricolor foi derrotado por 1×0 pelo Figueirense, o 17º colocado na Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado foi ruim para a equipe paranista, que precisava dos pontos para seguir colado no G4, mas nem de longe essa foi a primeira decepção diante de oponentes da ‘área da degola’.

Até aqui, o time deixou escapar 18 pontos ao longo da competição contra clubes que estavam na zona de rebaixamento quando se enfrentaram.

Ao longo de 30 rodadas já disputadas nesta Segundona, o Paraná já encarou vários times que viveram altos e baixos na tabela. Porém, considerando apenas o momento em que as equipes adversárias estavam justamente na ZR nas ocasiões dos embates, o Tricolor teve oito oponentes ameaçados pelo rebaixamento, nos quais, em sete, não conseguiu melhores resultados. O Paraná venceu apenas uma vez quando encarou um time da zona de rebaixamento. Foi justamente contra o Figueirense, no primeiro turno, quando bateu os catarinenses no Orlando Scarpelli por 1×0.

Os demais jogos resultaram em três empates e quatro derrotas. As posições na tabela dos adversários foram consideradas antes daquela rodada começar e alguns, após os confrontos, até conseguiram sair da incômoda área.

O primeiro vacilo foi na 14ª rodada. Na ocasião, o Tricolor recebeu na Vila Capanema o América-MG, então lanterna absoluto, e o jogo não saiu do 0x0. Foi aí, inclusive, o início de uma reação da equipe mineira, hoje em quinto lugar e brigando pelo acesso. Contra o Vitória, o momento do time baiano era crítico. A equipe estava em 19º quando conseguiu ganhar por 2×0, pela 16ª rodada.

+ Tricolor volta a conviver com salários atrasados

Ali desencadeou quase que uma sequência de tropeços. Na 18ª rodada, a equipe paranista ficou apenas no 0x0 em casa com o Criciúma, que era o 18º. Depois, na 19ª, o tropeço foi para o São Bento, que ocupava a penúltima posição e ganhou de virada por 2×1, em Sorocaba.

No segundo turno, na 20ª rodada, o Vila Nova, em 17º na oportunidade, arrancou um empate em 1×1 na Vila Capanema. Na 23ª, o Paraná perdeu por 1×0 para o Guarani, que estava em 18º e acabou saindo da zona de rebaixamento.

Por fim, os pontos desperdiçados foram contra o Figueirense, sábado, que iniciou a rodada na vice-lanterna e, com o triunfo, pulou para 17º, ficando apenas a dois pontos de sair da zona de rebaixamento.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Pontos que acabam fazendo falta na briga pelo acesso. Qualquer vitória nestes jogos anteriores já deixaria o time colado no quarto colocado. O técnico Matheus Costa explicou a falta de triunfos frente a equipes em situações complicadas na tabela, com o argumento de que esses adversários sabem se fechar para encarar o Tricolor.

“A nossa equipe defensivamente é muito forte. Quando adversários se fecham muito bem, diminuem espaço, nós temos dificuldades em penetrações e com a superioridade numérica no setor ofensivo”, analisou o treinador.

Com nove rodadas até o fim da competição, o Paraná Clube terá pela frente, outros quatro adversários, que hoje, estão na ‘área da degola’. O time receberá no Durival Britto Londrina, Vitória e São Bento e vai para Santa Catarina para encarar o Criciúma.