Paraná no ataque contra o Grêmio

O Paraná Clube busca hoje, diante do Grêmio – às 20h30, no Couto Pereira -, a primeira seqüência de vitórias neste Brasileirão. Mesmo com uma campanha equilibrada, o Tricolor ainda não conseguiu duas vitórias consecutivas. Para mudar esta história, o técnico Adílson Batista arma seu time com apenas dois volantes, acreditando na eficiência do quarteto de frente para envolver o time gaúcho e voltar a vencer dentro de casa. A última vitória em Curitiba foi no início do mês passado e a meta é não perder o embalo após a goleada aplicada no Vasco.

O treinador foi bastante evasivo quanto à definição da equipe e chegou a acenar com a possibilidade de repetir a estratégia aplicada na última rodada, quando reforçou a defesa com mais um volante, posicionando a equipe num 3-5-2. Mas, no treinamento, a tática foi outra. Adílson Batista promoveu o retorno de Valentim à lateral-direita e desta forma supriu a ausência do volante Pierre, suspenso.

Adílson espera um adversário recuado, tentando congestionar o setor de criação e jogar em velocidade, no erro do Paraná. “Temos que mostrar, mesmo num jogo aqui em Curitiba, a mesma aplicação tática, a mesma pegada do jogo anterior”, comentou o meia Fernando Miguel. Ele atuará ao lado de Goiano, na proteção à defesa. O sistema de marcação terá ainda os laterais Valentim e Fabinho, além da dupla de zaga titular Ageu e Cristiano Ávalos.

Durante todo o treinamento específico de posicionamento, Adílson utilizou Renaldo no comando do ataque, confiante na absolvição do jogador que seria julgado à noite pela expulsão diante do Juventude. Apenas antecipou que caso Renaldo fosse punido, a opção mais viável seria a entrada de Flávio Guilherme.

A confirmação da presença de Renaldo só veio por volta das 20h30, pois a sessão da Comissão Disciplinar do STJD foi agitada, com o julgamento do goleiro Fabiano – ele pegou 180 dias de “gancho”-, do América Mineiro, que agredira o árbitro paranaense Marcos Tadeu Mafra. O advogado Milton Risso conseguiu desqualificar a acusação para o artigo 309 e Renaldo fui punido com apenas um jogo (já cumprido) e assim o artilheiro está escalado.

CAMPEONATO BRASILEIRO
17ª RODADA
PARANÁ CLUBE x GRÊMIO

SÚMULA
Local:
Couto Pereira (Curitiba).
Horário: 20h30.
Árbitro: Anselmo da Costa (SP).
Assistentes: Ana Paula da Silva Oliveira (SP) e Hilton Francisco de Mello (SP).

PARANÁ
Flávio; Valentim, Cristiano Ávalos, Ageu e Fabinho; Goiano, Fernando Miguel, Marquinhos e Caio; Maurílio e Renaldo. Técnico: Adílson Batista.

GRÊMIO
Danrlei; Anderson Lima, Polga, Adriano e Roger; Amaral, Edu, Rodrigo e Douglas; Cláudio Pitbull e Flávio. Técnico: Dario Pereyra.

Darío repete o time de jovens

Porto Alegre – Depois de um mês de indefinições e constantes trocas, o Grêmio vai conseguir repetir, contra o Paraná, o mesmo time atuou na partida anterior – vitória sobre o Flamengo no domingo. Ainda não é a equipe ideal do técnico Darío Pereyra, porque alguns jogadores importantes como o zagueiro Claudiomiro, os volantes Tinga e Gavião, o meia Carlos Miguel e o centroavante Christian estão sem condições de jogo.

A esperança de Darío Pereyra é que os jovens Rodrigo e Edu, no meio-campo, e Flávio, no ataque, repitam as atuações que tiveram contra o Flamengo e levem o time a uma nova vitória. Eles foram chamados às pressas pelo treinador (que fará hoje sua quarta partida no comando do time gaúcho) depois de perder quase todos os jogadores experientes. Destes, sobram Anderson Lima, Danrlei e Roger – os últimos são os remanescentes do título da Libertadores de 95.

O goleiro, por sinal, salvou-se de uma suspensão terça-feira, quando foi julgado pela agressão ao lateral Cicinho, do Atlético-MG. Mas ele ainda está na mira dos auditores, pois antes do julgamento ele declarou que havia “cartas marcadas” no STJD. Já o zagueiro Anderson Polga, que casa amanhã, deve ser negociado com o Sporting, de Portugal – indicação de Luiz Felipe Scolari.

Voltar ao topo