Oposição anula eleição e tira Jorge Rosa da CBT

São Paulo – Quando tudo parecia tranqüilo e definido na Confederação Brasileira novo episódio voltou a abalar a entidade. Ontem, um grupo de oposição liderado pela Federação Piauiense foi ao prédio da CBT, na Avenida Paulista, em São Paulo, para iniciar processo de destituição do atual presidente, Jorge Lacerda Rosa.

A ação foi realizada após a juíza da 47.ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Andréa Duarte, determinar que a última Assembléia Eletiva, realizada no dia 17 de dezembro do ano passado, não tinha validade. Assim, Jorge Rosa terá de deixar o cargo e dar espaço a um novo interventor, Eduardo Nakamiti, que já está no prédio da entidade e concede entrevista coletiva no final desta tarde.

Para liberar a liminar, a juíza confirmou que irregularidades teriam acontecido na eleição do dia 17, entre elas a constituição da mesa de trabalhos da assembléia, que deveria ser presidida pelo interventor nomeado pela Justiça do Distrito Federal, Sérgio Oprea. "A eleição deve ser por meio de voto secreto e não de voto aberto, como aconteceu", afirmou a advogada responsável pela ação, Gisele Carvalho.

Outras problemas ocorreram na formação do quórum eleitoral, que contou com a Federação Tocantinense, não-filiada à CBT por estar inadimplente. A sentença da Vara carioca também determina a realização de um novo pleito para os próximos dias. Ela foi expedida na sexta-feira passada.

Voltar ao topo