Murray estreia com vitória fácil no US Open; Berdych cai

Ao contrário dos rivais Rafael Nadal e Novak Djokovic, o escocês Andy Murray não teve problemas para vencer em sua estreia no US Open. O número quatro do mundo derrotou o eslovaco Lukas Lacko por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/2, em quase duas horas de partida.

Murray dominou a partida desde o início, sem dar chances ao adversário. Lacko só ameaçou esboçar uma reação no segundo set, quando conseguiu impor uma quebra de saque ao britânico. Mas não manteve o ritmo na sequência e viu Murray confirmar o favoritismo sem sobressaltos.

Na segunda rodada, o número quatro do ranking vai enfrentar o jamaicano Dustin Brown, que eliminou também nesta quarta-feira o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (8/6) e 7/5.

Atual vice-campeão de Wimbledon, o checo Tomas Berdych protagonizou nesta quarta a primeira grande zebra do US Open. O tenista número sete do mundo foi derrotado pelo francês Michael Llodra por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3), 6/4 e 6/4, logo em sua estreia.

Em um duelo equilibrado, Berdych saiu atrás no placar, ao perder o primeiro set no tie break, e falhou nos momentos decisivos das duas parciais seguintes. Llodra sacou melhor, arriscou mais no ataque e manteve a vantagem no marcador até o final com apenas duas quebras de saque – uma no segundo e outra no terceiro set.

Na segunda rodada, Llodra vai enfrentar o romeno Victor Hanescu, que avançou na competição ao derrotar o argentino Carlos Berlocq, por 6/2, 6/4 e 6/3, nesta quarta.

O croata Ivan Ljubicic também decepcionou nesta quarta. O ex-top 10 foi eliminado logo na estreia pelo americano Ryan Harrison, que furou o qualifying. Cabeça de chave número 15, Ljubicic foi derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4/7), 6/3 e 6/4.

Mais cedo, o espanhol Nicolas Almagro, 14.º cabeça de chave, superou o italiano Potito Starace por 4/6, 6/4, 6/4 e 7/6 (7/5), enquanto o compatriota Marcel Granollers sofreu para despachar o também italiano Andreas Seppi, por 2/6, 5/7, 6/3, 6/2 e 6/3.

Granollers enfrentará na segunda rodada o americano Sam Querrey, algoz do compatriota Bradley Klahn, por 6/3, 4/6, 7/5 e 6/4. O espanhol Guillermo Garcia-Lopez superou o polonês Lukasz Kubot, por 6/3, 6/2 e 7/6 (7/4), e também se garantiu sua permanência no Grand Slam.