Guardiola admite que pensa em deixar o Barcelona

Um dos principais técnicos do futebol mundial, Josep Guardiola admitiu nesta sexta-feira que pensa diariamente em deixar o comando do Barcelona e seguir sua carreira em outra equipe. No entanto, ele garantiu que esta ideia serve apenas para motivá-lo a manter o alto nível do seu trabalho.

“Não passo um dia sem pensar em sair”, declarou o treinador, que já deu indícios de que poderia deixar o clube outras vezes, como quando exigiu que seu contrato fosse renovado por apenas um ano. “Acho que, em qualquer lugar onde você trabalhe, você tem que ter a consciência de que poderá ser demitido amanhã”, comentou.

De acordo com ele, esta postura serve apenas para ter “liberdade para decidir o futuro”. “Longos contratos que amarram você a um lugar me deixam ansioso. Sou incapaz de planejar alguma coisa com mais de um ano de antecedência. Acho isso impossível”, explicou.

A declaração surpreende pela longa história dele com o Barcelona, onde atuou como jogador por dez temporadas – entre 1990/91 e 2000/01. Foi lá, também, que ele começou sua carreira como treinador, ainda na equipe B, em 2007.

Já no comando do time principal, Guardiola montou uma das melhores equipes da história do clube, que já conquistou dois títulos da Liga dos Campeões da Europa (2008/09 e 2010/11), um Mundial de Clubes (2009), três Campeonatos Espanhóis (2008/09, 2009/10 e 2010/11) e uma Copa do Rei (2008/09).