Fifa recua e retira suspensão ao Iraque

Ficou só na ameaça. A Fifa retirou nesta quinta-feira (29) a suspensão de um ano que tinha imposto ao Iraque na última terça. Assim, a seleção iraquiana de futebol poderá continuar jogando normalmente, já a partir de domingo, quando enfrenta a Austrália pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

A punição foi imposta na terça-feira (27) como represália da Fifa à decisão do governo do Iraque, que tinha dissolvido o Comitê Olímpico Iraquiano e todas as federações esportivas do país. Na ocasião, foi dado um prazo até a noite desta quinta para que fosse apresentada uma solução e a pena pudesse se retirada.

Assim, nesta quinta-feira, o governo iraquiano enviou uma carta à Fifa explicando que a Federação de Futebol do Iraque não tinha sido afetada pela medida de dissolver as entidades esportivas no país. Diante disso, o presidente Joseph Blatter anunciou que "a suspensão foi eliminada", confirmando o jogo de domingo da seleção iraquiana, a atual campeã asiática.

"A Fifa recebeu uma carta do secretário geral do Conselho de Ministros da República do Iraque confirmando que a Federação Iraquiana de Futebol foi excluída do decreto anterior, o que restabelece a ordem legal da entidade e de seus dirigentes", afirmou a Fifa, através de comunicado. "Esta carta é um passo positivo, mas não acaba com todas as preocupações da Fifa com relação às intenções do governo iraquiano."

Voltar ao topo