Falta um mês para o final da Volta ao Mundo

Portsmouth (Inglaterra) – A sétima perna da Volvo Ocean Race chegou à metade, com os sete barcos que disputam a tradicional regata de volta ao mundo atingindo ou próximos de completar 1.600 das 3.200 milhas náuticas que separam Nova York (Estados Unidos) de Portsmouth (Inglaterra). Tem início, ainda, o mês derradeiro da competição, que começou dia 5 de novembro, com a in-port race de Sanxenxo, na Espanha, e tem final previsto para o dia 17 de junho, na chegada da nona perna a Gotemburgo, na Suécia.

As posições dos barcos ontem estavam mantidas em relação às de terça, de acordo com o boletim das 13 horas de Brasília. O holandês ABN Amro One continua isolado na liderança, 90 milhas à frente do sueco Ericsson, segundo colocado, e a 151 milhas do Brasil 1, terceiro. Com velocidade média de 13,1 nós nas últimas 24 horas, a equipe brasileira viu a diferença em relação ao norte-americano Piratas do Caribe, quarto, cair sensivelmente, passando de 44 para 12 milhas náuticas no período.

Para o navegador do Brasil 1, Marcel van Triest, as condições adversas – contravento e o frio encontrado até aqui – tornaram a etapa emocionante nesta primeira metade, com as mudanças de posições e o jogo tático correndo solto entre as equipes. "Ninguém queria ver cumpridas as temerárias previsões de fortes rajadas de ventos do leste – o que, graças a Deus, não aconteceu", lembra. Agora, bem ao meio do Atlântico Norte, uma nova situação deve alterar as condições de navegação. "As tempestades do Atlântico devem dar um gás nas últimas mil milhas da regata."

A classificação geral da Volvo Ocean Race está assim: 1. ABN Amro One (HOL) 70,5 pontos; 2. Piratas do Caribe (EUA) 47,5; 3. Movistar (ESP) 47; 4. Brasil 1 (BRA) 42; 5. ABN Amro Two (HOL) 42; 6. Ericsson (SUE) 34,5; 7. Brunel (AUS) 2,5 pontos.

Voltar ao topo