Ex-coxa é aposta do Atlético para a Libertadores

lima070105.jpg

Lima esteve na Arena, com o Cruzeiro.

Após uma série de jogadores pouco conhecidos e que chegaram para tentar a sorte na Baixada, o Atlético começa a mostrar reforços mais experientes e conhecidos. O primeiro dessa leva é o meia Lima, que estava no Sporting Braga, mas que tem vínculo com o Cruzeiro. Junto com ele, chegaram o também meia Magno, do Santa Maria/DF, e o goleiro Mauro Machado, que estava no Bolívar/BOL. Eles devem ser apresentados hoje e somam oito caras novas no clube, somente esta semana. A direção, por enquanto, só confirma a contratação de Magno.

O principal nome dessa nova leva é o ex-coxa-branca Lima, de 23 anos. Ele se destacou no Coritiba, na temporada 2003 e logo foi contratado pelo Cruzeiro. No entanto, sua passagem pela Toca da Raposa não foi das melhores. Lá, ele não reeditou o mesmo futebol apresentado com a camisa alviverde e acabou sendo emprestado ao Sporting Braga. Também não deu certo, rescindiu seu contrato com os portugueses e voltou ao Brasil. Tido como moeda de troca pelos mineiros, Lima chega ao Rubro-Negro para tentar reerguer seu futebol e melhorar sua imagem extra-campo.

Mais rodado, chega o arqueiro Mauro Machado. O jogador, que completa 30 anos dia 22, estava atuando pelo Bolívar. Ele era titular da equipe boliviana, que foi vice-campeã da Copa Sul-americana do ano passado. De acordo com o presidente João Augusto Fleury da Rocha, esses dois jogadores ainda não estão contratados. Ele fez questão de deixar claro que tanto Lima quanto Mauro interessam, mas dependem da liberação de seus respectivos clubes. "Os procuradores deles nos pediram para eles manterem a forma no CT", explicou. O dirigente revelou que os atletas têm propostas de clubes do exterior.

Mesmo assim, a possibilidade deles ficarem no Atlético é muito grande. Como estão integrados ao restante do elenco, já estão realizando exames físicos e médicos, que os deixam mais perto de um acerto. A vinda de Mauro, inclusive, seria para fazer sombra ao goleiro Diego, já que o antigo reserva (Cléber) foi negociado com o Santa Cruz e o titular precisaria de alguém mais experiente por perto para evitar uma acomodação.

Para completar o pacote, este sim já com contrato assinado, o Atlético traz o meia Magno, de 20 anos, que estava no Santa Maria, do Distrito Federal. Desconhecido e vindo de uma equipe também pouco comentada, ele chega para compor o elenco para a disputa do estadual e buscar um lugar ao sol no Rubro-Negro. Assim como ele, chegaram os zagueiros Edson Rocha e Durval, o volante Jairo, o ala Badé e o atacante Jorge Henrique.

Reforços de peso somente a partir de segunda-feira

A diretoria do Atlético não quer falar em feras, mas a partir de segunda-feira deverão chegar para o clube reforços para o time principal, que irá disputar a Copa Libertadores da América. A idéia é preencher as ausências do zagueiro Marinho, do volante Fabiano, do atacante Washington e ainda contar com um ala-direito, posição que o clube não consegue suprir a contento desde a saída de Alessandro. Já o treinador deverá demorar mais um pouco e só chegar no final da semana que vem.

"Não diria que vêm feras, mas jogadores para a Copa Libertadores", revela o presidente do Rubro-Negro, João Augusto Fleury da Rocha. Ele não quis informar quais são os nomes que estão com as negociações avançadas, mas falou sobre as posições. "Seria a contratação de jogadores de contenção, um para o lado direito, um de armação e um de definição", aponta.

Em princípio, eles vêm para assumirem um posto na equipe, mas vão ter que mostrar serviço. "Todos eles vêm com a condição de disputar posições porque alguns dos jogadores que contratamos, como o Edson Rocha e o Durval, vieram muito bem recomendados e também podem ser titulares do time principal", destaca.

Quanto ao treinador, a situação, aparentemente, não mudou muito. "Algumas situações evoluíram favoravelmente e estão dentro das nossas expectativas", pondera. Nos bastidores, continua a tendência de que a diretoria está atrás de um treinador internacional. Os nomes de Carlos Bilardo e Daniel Passarel-la são os mais cotados, apesar de desconversarem sobre o interesse do Furacão. Ontem, o assessor executivo confirmou o interesse em Luis Fernando Montoya, do Once Caldas, mas este acabou sendo alvejado por bandidos, ficou tetraplégico e terá que abandonar a carreira.

Clube vai à "praia" com nova Arena

O Atlético lança este mês o projeto Arena Verão 2005, em Matinhos e Guaratuba. O programa vai oferecer uma série de atividades aos veranistas. De hoje até o dia 16, uma Arena com arquibancadas e duas canchas de futebol de areia será montada na Praia Brava de Caiobá. Já do dia 19 até 30 de janeiro a mesma estrutura será montada na Praia Central, em Guaratuba.

Segundo o coordenador de marketing das escolas do clube, Eduardo Requião, será uma ótima oportunidade para expor o trabalho desenvolvido nas escolas do clube. "Principalmente devido ao grande número de pessoas de fora de Curitiba que passam as férias no litoral", aponta. As aulas terão duração de aproximadamente uma hora e as turmas serão divididas por categorias. A metodologia utiliza brincadeiras, aquecimento e uma partida coletiva, onde as crianças terão o apoio e incentivo dos monitores e profissionais do clube. A programação prevê atividades durante todo o dia.

Voltar ao topo