Em alta na seleção, Robinho confirma proposta do Real

Robinho deixou o campo sorridente, assim que acabou o treino da seleção brasileira, no início da noite desta terça-feira, em Hong Kong. Pouco assediado pela imprensa local – ainda está bem longe de ser um astro fora do Brasil -, atendeu pacientemente aos jornalistas brasileiros, apesar da chuva fina. Satisfeito com a confirmação de que será titular no amistoso desta quarta-feira, às 7 horas (de Brasília) contra Hong Kong, comentou estar otimista em se firmar na seleção em 2005, disse que seu grande objetivo é garantir um lugar na Copa do Mundo do próximo ano e, pela primeira vez, admitiu ter recebido proposta oficial para defender o Real Madrid.

Cada vez mais maduro, o jogador, de 21 anos, começa a ganhar espaço na equipe de Carlos Alberto Parreira. Com a ausência de Ronaldo e Adriano, ganhou uma vaga ao lado de Ricardo Oliveira, do Bétis. O fato de iniciar uma partida entre os titulares já é um progresso. O jogador, que havia tido pouquíssimas oportunidades na seleção principal, cresceu muito no conceito de Parreira nos últimos meses. Além de manter a eficiência nos dribles, característica que o marcou no início da carreira profissional, em 2002, melhorou muito em um dos mais importantes fundamentos do futebol, a finalização. Seus gols no ano passado foram decisivos para que o Santos conquistasse o título brasileiro e para que sua cotação no mercado desse importante salto.

Se mantiver o bom nível, tem ótimas possibilidades de voltar a ser chamado por Parreira, que dirige o time contra Hong Kong pensando nos confrontos com o Peru, no dia 27 de março, em Goiânia, e o Uruguai, dia 30, em Montevidéu, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. "Quero mostrar ao Parreira que tenho condições de jogar na seleção. O ano começou bem para mim, tive boas atuações pelo Santos (líder do Campeonato Paulista) nos primeiros jogos e espero repetir o desempenho na seleção", declarou Robinho.

O atleta se mostrou consciente das dificuldades de cavar um lugar no time. Afinal, tem concorrentes fortíssimos, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Adriano, mas afirmou acreditar ter boas chances de conquistar seu espaço. Como Ronaldinho vem atuando mais recuado, uma vaga pode se abrir no ataque futuramente. E, assim, as possibilidades do jogador santista aumentam consideravelmente. "Quero, primeiro, conquistar um lugar no grupo, para depois pensar em brigar para ser titular", comentou. "O pensamento é ir à Copa de 2006."

Os colegas, mesmo os rivais de posição, andam rasgando elogios ao atacante. É o caso, por exemplo, de Ronaldinho. "O Robinho tem muita velocidade, é habilidoso e se movimenta bem na frente, facilitando o trabalho de quem arma o jogo", observou o craque do Barcelona.

Na Europa, seu futebol começa a ser mais observado. E as especulações de que o Real Madrid vai levá-lo em julho para a Espanha crescem a cada dia. Longe da Vila Belmiro, da pressão da diretoria e da torcida, Robinho confirmou aquilo que ninguém no Santos admite – nem ele próprio aceitava falar sobre o tema abertamente. Os espanhóis realmente fizeram uma oferta para que ele jogue pela equipe de Madri.

"O Real Madrid fez, sim, uma proposta oficial, mas não procurei saber detalhes", contou. Em seguida, voltou a usar o velho discurso de que, no momento, só pensa em ganhar o Campeonato Paulista e a Libertadores pelo Santos. Mas depois…

Voltar ao topo