Dez brasileiros (da Europa) são indicados à Bola de Ouro

Zurique – Dida, Cris, Roberto Carlos, Emerson, Juninho Pernambucano, Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano. Essa é a seleção brasileira que concorre à Bola de Ouro de 2005. Um time com dez jogadores Deco, do Barcelona, que também está na lista dos 50 candidatos, é naturalizado português, mas bastante forte, apesar da presença de Cris, um zagueiro apenas esforçado, mas que os europeus consideram um dos principais craques do Olympique de Lyon. O Brasil é o País com o maior número de concorrentes ao prêmio que a revista France Football entregará dia 28 de novembro em cerimônia em Paris. França e Inglaterra têm sete representantes cada.

A edição deste ano é a 50.ª da Bola de Ouro, prêmio destinado a jogadores que atuam na Europa, escolhidos por votação de um júri composto por jornalistas do continente. A lista dos candidatos foi apresentada ontem pelo ex-jogador francês Michel Platini, ganhador do troféu em 1983, 1984 e 1985. No ano passado, o vencedor foi o ucraniano Andry Schevchenko, do Milan, candidato ao bi.

A Juventus italiana foi o clube que mais cedeu jogadores para a lista dos 50 candidatos: foram nove (Buffon, Camoranesi, Cannavaro, Nevdev, Emerson, Vieira, Trezeguet, Thuram e Ibrahimovic). O Chelsea inglês tem sete candidatos (Cech, Drobga Lampard, Makelele, Robben, Terry e Michael Essien, que na temporada passada defendeu o Lyon francês) e o Real Madrid, seis (Ronaldo, Roberto Carlos, Robinho, Raúl, Beckham e Zidane).

Robinho, recém-chegado ao Real Madrid, foi incluído na relação mas, segundo analistas, suas chances de ganhar são ínfimas, pois ele ainda está engatinhando no futebol europeu.

As surpresas entre os nomes divulgados foram, além de Cris, Carragher, do Liverpool; Marc van Bommell, do Barcelona mas que jogava no PSV holandês; além do sul-coreano Park Ji-Sung, que trocou o PSV pelo Manchester United nesta temporada.

Além dos dez brasileiros, apenas dois outros sul-americanos concorrem à Bola de Ouro deste ano: o uruguaio Diego Forlan e o argentino Riquelme, ambos atualmente jogando no Villarreal, da Espanha.

Em baixa

A Alemanha, país que vai sediar a Copa do Mundo no próximo ano, não passa por um bom momento tecnicamente, situação que reflete na lista dos postulantes do prêmio. Apenas um jogador nascido no país: o meia Michael Ballack, do Bayern de Munique. O Bayern, por sinal, é o único clube alemão a ter representantes, dois, na disputa. O outro é o atacante holandês Roy Makaay.

Voltar ao topo