Guarani x Paraná: virada com gosto de liderança

Jhony, Guarani x Paraná
Jhony foi o melhor em campo neste Guarani x Paraná. Foto: Matheus Reche/Futura Press/Folhapress

Guarani x Paraná fechou uma noite e tanto para o futebol paranaense, mas principalmente para o Tricolor. A vitória de virada por 2×1 sobre o Bugre, na noite desta terça-feira (18), no Brinco de Ouro, fez com que o dia terminasse com o Paraná Clube na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. E com o Operário em segundo lugar, após vencer o CSA por 3×0.

+ O Paraná sobe ou não? Confira nossos palpites no podcast De Letra!

É um início espetacular de Segundona para nossos times, criando uma grande expectativa para a partida deste domingo (23), na Vila Capanema. Na noite desta terça, o destaque do Paraná foi o volante Jhony, que vive seu melhor momento com a camisa tricolor e foi premiado com o gol da virada.

Mais uma saída

Horas antes de Guarani x Paraná, veio a notícia de que Raphael Alemão estava de saída do clube. Iria tentar fazer a Europa a partir do Azerbaijão, e por isso rescindiu contrato em acordo com a diretoria. Muitos torcedores até comemoraram a saída do atacante, mas o fato é que é possível fazer uma reposição por algum jogador com mais qualidade.

Opções existem no mercado, e o Tricolor já acertou algumas nesta temporada. Por que não arriscar em Paulo Baya ou Lucas Tocantins, destaques do FC Cascavel? O ideal, claro, seria trazer um jogador consagrado – e não à toa tentou-se a contratação de Roger, que foi para o Operário.

Guarani x Paraná: o jogo

Com Bruno Gomes virando o novo jogador de referência, o Tricolor não pretendia mudar a estrutura tática da ótima vitória sobre o Juventude. Só que desta vez o Guarani começou o jogo no campo paranista. Posicionado com duas linhas de quatro e Renan Bressan ao lado de Bruno mais à frente, o plano passou a ser jogar no contra-ataque.

Mas o Bugre não cedia o espaço para as saídas em velocidade. Empurrava o time inteiro para frente, obrigava todo o Paraná a defender e jogava principalmente com Bidu e Bruno Sávio pela esquerda. E no primeiro tempo as chances foram raras. Bruno Gomes teve uma incrível, desperdiçada em uma furada também incrível.

O ponto fraco dos donos da casa era na direita da defesa, onde estava Pablo, aquele mesmo ex-Coritiba. Jean Victor e Andrey poderiam levar vantagem, mas a bola praticamente não chegava no campo de ataque. E a pressão era tão forte que o gol do Guarani era inevitável – pela esquerda, com Bruno Sávio. E outra vez Alisson ficou devendo na jogada.

Mudança

Apenas depois do gol o Paraná passou a pressionar a saída de jogo campineira. E aí ficou evidente que era possível ter dado menos campo ao Bugre. Mas agora o placar era adverso, e seria preciso atacar mais, e correr o risco de deixar espaço para os adversários. Mas era o jeito.

Por isso era importante ter eficiência. Foi o que Bruno Gomes teve na segunda chance que teve na partida. Na ótima jogada de Jhony com Paulo Henrique, o centroavante paranista acertou e empatou o jogo. Depois do 1×1, a partida ficou aberta, o que permitiu que Renan começasse a jogar. E logo depois de ele quase marcar num chute de média distância, veio o escanteio que originou o gol de Jhony.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

Com o adversário entrando no desespero, o Paraná Clube teve uma conduta correta – evitou recuar por inteiro e tentou manter a posse de bola. Era natural que o Guarani se arriscasse, e até por isso Allan Aal fez alterações para ganhar tempo e dar fôlego ao time. Com inteligência, o Tricolor segurou o resultado e a liderança, deixando o futebol paranaense dono da Série B após quatro rodadas.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?