Esse Paraná x Juventude, vencido pelo Tricolor por 3×1, de virada, na noite desta sexta-feira (14), na Vila Capanema, pode significar um novo começo para o destaque do jogo. Andrey fez dois gols e garantiu os pontos que colocaram o Paraná Clube na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Logo ele, que teve que vencer dois desafios na vida – um ano passado e outro neste ano.

+ O Paraná sobe ou não? Confira nossos palpites no podcast De Letra!

Ano passado, uma inacreditável ameaça de morte, motivada por brincadeiras idiotas das redes sociais, tirou Andrey do Tricolor. Depois de um tempo no Internacional, ele voltou, e acabou sendo um dos incontáveis jogadores do futebol brasileiro que contraíram covid-19. Ele superou essas duas barras, e hoje pode ter escrito a primeira página de um novo capítulo da carreira.

Paraná x Juventude: os times

A não escalação de Carlos Dias na partida de terça-feira (11) contra o Avaí só foi explicada quando da divulgação do onze titular para Paraná x Juventude. Ele está sendo negociado com o futebol cipriota. Ao mesmo tempo que se lamenta a saída tão precoce de um jogador de grande potencial, não se pode contestar o fato de o Tricolor aceitar uma transação dessas. É preciso fazer dinheiro, e neste momento a única forma é vendendo jogadores.

Jhony e Higor Meritão então eram em definitivo os titulares ao lado de Renan Bressan. E no ataque Andrey virava também opção inicial de Allan Aal, que perdeu Gustavo Mosquito, requerido de volta pelo Corinthians. Era justamente Mosquito o atacante mais efetivo nas últimas partidas, e seria substituído pelo jogador com um perfil mais interessante, com velocidade e finalização. Do outro lado, o Juventude vinha apoiado nos veteranos Luís Ricardo, João Paulo e Renato Cajá.

Está valendo!

O início de Paraná x Juventude foi bastante agradável e movimentado. Cada time criou uma oportunidade, e enquanto o Ju tinha um desenho que privilegiava Cajá, tirando-o da marcação, o Tricolor arriscava mais. Andrey fechava mais pelo meio do que Mosquito, dando o corredor para Jean Victor aparecer mais. Gabriel Pires estava mais desperto, e o jogo pelos lados do campo saía mais.

Paraná x Juventude, Renato Cajá
Renato Cajá acertou um pombo sem asa, mas Alisson falhou no gol do Juventude. Foto: Albari Rosa/Foto Digital

E livre em campo, Renato Cajá fez um golaço de longe – Alisson estava adiantado e colaborou, mas o camisa 10 do Juventude acertou um tirambaço. O empate quase veio no lance seguinte, na falta que Jean cobrou na cabeça de Fabrício. O jogo paranista precisava continuar sendo pelos lados do campo, havia espaço para trabalhar.

O empate veio em uma dessas jogadas, na tabela de Paulo Henrique com Gabriel Pires. Renan Bressan não marcou, mas Andrey fez. Dentro da área, como se fosse centroavante. E a virada também foi dele, também dentro da área. Mas desta vez o cruzamento veio de Jean Victor, mostrando o acerto da estratégia do Paraná.

Segundo tempo

A sequência insana de jogos foi atingindo o Paraná na etapa final. Higor Meritão saiu no intervalo, entrando Kaio. E antes dos 10 minutos foi Raphael Alemão que teve que ser substituído por Thiago Alves. Allan pedia para o time manter a posse de bola e se “organizar” – tudo para evitar aquele recuo em demasia que foi fatal na primeira rodada, diante do Confiança.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

Mas, talvez de forma automática, os jogadores foram voltando e ficando todos atrás da bola, formando duas linhas de quatro e Bressan e Andrey (depois Bruno Gomes) mais à frente. Aí era esperar um contra-ataque. E foram os dois mais avançados que fecharam o placar, no passe preciso do camisa 10 para Bruno fazer seu primeiro gol com a camisa do Paraná. E confirmando a melhor atuação tricolor na temporada.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?