Acabou com o jejum

Volta do Gladiador e dos gols reforça Kléberdependência no Coritiba

Kléber voltou ao time contra o Vasco e foi logo marcando dois gols, acabando com o jejum do Coxa. Foto: Jonathan Campos

Depois de quatro jogos sem marcar, o Coritiba terminou o jejum de gols no último domingo (2), na Vila Capanema, com o empate em 2×2 diante do Vasco, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O autor dos gols foi Kléber, que jogou após o clube conseguir um efeito suspensivo e correspondeu às expectativas.

Punido com 15 jogos, dos quais cumpriu três (contra Corinthians, Grêmio e Cruzeiro), o Gladiado não atuava desde do jogo contra o Bahia, no dia 15 de junho, quando foi expulso junto com o volante Edson, do adversário. A equipe alviverde não balançava as redes desde o jogo anterior a esse. Frente ao Botafogo, no Rio de Janeiro, o Verdão empatou em 2×2 e Kléber deixou o dele, de pênalti – o seu primeiro na Série A.

Contra o time carioca, o atacante marcou duas vezes de cabeça. Depois de sair atrás do marcador, o técnico Pachequinho alterou a equipe na segunda etapa e passou a jogar em cima do adversário. Aos 21 minutos, o camisa 83 aproveitou um bate-rebate na área e mandou no cantinho. Na sequência, com 42, o atleta acompanhou a troca de passes no sistema ofensivo para se adiantar e avançar para cabecear na saída do goleiro. No fim, o Vasco igualou o marcador.

“O posicionamento não mudou, até pelo entendimento que ele tem com Henrique Almeida. Quando coloquei Tomas e Anderson, ganhamos criatividade e o Galdezani cresceu muito no segundo tempo. Aí tivemos bola trabalhada e o Kléber dificulta a marcação do adversário, sobrando bolas pros atacantes”, avaliou o treinador coxa-branca.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Com 14 gols em 23 partidas na temporada, Kléber reforçou sua importância para o Coritiba. Mas não é apenas balançando a rede. Principal referência do ataque, ele segura a zaga e aproveita as entrelinhas do rival para flutuar, receber para fazer o pivô e abrir espaços para os companheiros chegarem e jogarem. Um papel que Pachequinho evita falar de dependência, mas que fica claro que nenhum outro do setor consegue fazer igual ao centroavante de 33 anos.

“O Kléber tem presença, posicionamento e sabe ter a leitura da jogada. Ele ataca bem a bola e é especialista em marcar. Os dois gols foram próximos na forma de sair”, elogiou o comandante alviverde.

Contratado em setembro de 2015, o Gladiador tem 77 jogos com a camisa do Verdão e 38 gols marcados. Seu contrato no Alto da Glória vai até o final de 2018, após ter renovado em novembro do ano passado. O Coxa volta a campo na próxima segunda-feira (10), diante do Sport, no Couto Pereira.

Gols do ataque na temporada:

Kleber: 14 gols (23 jogos)

Henrique Almeida: 7 (26 jogos)

Neto Berola 3 (20 jogos)

Rildo: 1 (14 jogos)

Iago: 2 (22 jogos)

Alecsandro: 0 (6 jogos)

Getterson: 0 (2 jogos)

Filigrana: 0 (7 jogos)

Leo Santos: 1 (8 jogos)