Sinal de alerta

Sem vencer há três jogos, Coritiba se afasta do G4 e já liga o alerta

os últimos três jogos, foram dois empates e uma derrota. Mesmo assim, Eduardo Baptista vê Coxa em evolução e se ajustando. Foto: Albari Rosa

O Coritiba está vivendo seu pior momento na Série B do Campeonato Brasileiro. Já são três rodadas sem vitórias, com dois empates e uma derrota, o maior período que o time ficou sem conquistar um resultado positivo sequer na segunda divisão. Por isso, depois do empate em 1×1 com o Figueirense, no último sábado (23), no Couto Pereira, o sinal de alerta foi ligado no Verdão. Isto porque a equipe de Eduardo Baptista ainda não demonstrou ter a confiança necessária para brigar efetivamente pelo acesso à primeira divisão.

Mais do que isso, o Coxa ainda não convenceu seu torcedor que vai, até o final da Série B, buscar esse tão sonhado retorno à elite do futebol nacional. Até o último sábado, o Coritiba ainda tinha 100% de aproveitamento nas partidas realizadas no Couto Pereira. Não havia feito grandes jogos, mas os resultados estavam aparecendo.

No entanto, quando mais precisou fazer valer o fator casa, o Alviverde falhou. Diante do Figueirense, concorrente direto pelo G4, a equipe oscilou novamente, e, depois de sair em vantagem ainda no primeiro tempo, tomou o empate já na reta final.

O técnico Eduardo Baptista, que ainda segue em busca do melhor encaixe e da formação ideal do Coritiba nesta segunda divisão, gostou do que viu no primeiro tempo, mas admitiu que a equipe recuou demais na etapa final.

“É de se lamentar, a gente esperava a vitória, mas talvez tenha sido a melhor apresentação no ano, pelo primeiro tempo, em termos de proposta e criação. Depois ficamos sem a posse, acabamos indo para trás, mas depois retomamos a partida. Foi um primeiro tempo muito bom”, explicou o treinador alviverde.

O Coxa, na verdade, parece estar ainda aprendendo a disputar a Série B. É uma competição diferente. Eduardo Baptista considerou o empate diante do Figueirense ruim para as pretensões do time na competição, mas confia na evolução da equipe para seguir brigando na parte de cima da classificação.

“É um time que está evoluindo, crescendo e aprendendo a jogar a Série B. Não é o ideal que a gente quer, tem jogadores chegando. Foi ruim o resultado. Em termos de campeonato pegamos um time que vinha de seis jogos invicto, que contratou demais. Então é ruim, mas não é catastrófico. Construímos chances boas, fomos melhores”, prosseguiu o comandante coxa-branca.

Confira a classificação completa da Série B

Para seguir na luta pelo acesso, o Coritiba terá agora que recuperar os pontos perdidos em casa no duelo desta sexta-feira (29), diante do CSA, às 18h, no Rei Pelé, em Maceió. O duelo, no entanto, não será fácil, já que o time alagoano é muito forte jogando em casa e também está lutando pelo G4.

Sem conseguir ainda vencer como visitante, o Verdão, quem sabe, pode ganhar mais confiança se voltar do Nordeste com um grande resultado. Para isso, terá que se reinventar. Conseguir, sobretudo, apresentar um futebol mais coeso durante os 90 minutos e competitivo o suficiente para conseguir voltar para casa com três pontos preciosos e que podem recolocar o clube de novo entre os quatro primeiros colocados.