Pra recordar

Coritiba tem poucos, mas marcantes sucessos em BH

O Coritiba precisa vencer o Atlético-MG, nesta segunda-feira (18), às 20h, no estádio Independência, o Horto, para sair da vice-liderança da lanterna do Campeonato Brasileiro. A sorte do Coxa é que retrospecto não ganha jogo, senão a missão poderia ser considerada impossível. Fora de casa (no Mineirão, no Independência e na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas), o Verdão foi derrotado 16 vezes pelo Galo, ganhou dois jogos e empatou em duas ocasiões. Um rendimento em pontos de apenas 13,3%.

Mas se qualidade vale mais do que quantidade, aí o Verdão tem vantagem. Em 2014, o Coxa venceu por 2×1 a partida contra o Galo e conseguiu se livrar do rebaixamento na penúltima rodada do campeonato. A vitória coxa-branca carimbou a festa dos atleticanos que após a partida deram a volta olímpica no estádio com a taça da Copa do Brasil, conquistada pela equipe dias antes.

Também em Belo Horizonte, mas dessa vez no Mineirão, o Coritiba passou por um dos momentos mais importantes da sua história. Após vencer a partida por 1×0 no Couto Pereira, o Coxa empatou por 0x0 com o Atlético-MG, em histórica atuação de Rafael, e conseguiu a vaga para final do Brasileirão em 1985, ano que conquistou o título do Campeonato Brasileiro.